A Prefeitura de Cuiabá abriu as inscrições para a segunda edição do Curso Preparatório Comunitário (CPC). No total, são 1.500 vagas ofertadas para os 5 polos da cidade. Os interessados podem efetuar o cadastro até sexta-feira (13).
O CPC foi Idealizado com o objetivo de preparar alunos com baixa renda familiar para as provas de vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário disponibilizado no endereço eletrônico http://cpccuiaba.com.br/. Conforme o edital nº 001/2019, 10% das vagas são reservadas aos servidores da Prefeitura de Cuiabá e outros 10% para pessoas com deficiência. O resultado do processo seletivo será divulgado em duas datas, sendo a 1º chamada no dia 14 de setembro e a 2ª chamada no dia 20 do mesmo mês.
A aula inaugural está marcada para o dia 16 de setembro. Nesta data, os aprovados deverão comparecer com uma cópia do seu RG, CPF e comprovante de residência, a fim de efetivar a matrícula no polo e período escolhido. Em caso de aluno menor de 18 anos, a matrícula deve ser feita com o acompanhamento de um responsável. Aqueles que no dia estabelecido, não comparecerem para realização do processo perderão o direito à vaga.
Conforme o planejamento da Secretaria de Inovação e Comunicação, pasta responsável pela coordenação do CPC, as aulas serão ministradas na Escola Estadual Presidente Médici (vespertino/noturno), na Unic – Beira Rio (vespertino), Unic – Barão (vespertino/noturno), Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza (vespertino/noturno), Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa (vespertino), Espaço Cultural Silva Freire (noturno), e no bairro Bela Vista (noturno).
“Muitas pessoas não têm condições de pagar um cursinho preparatório e isso acaba tornando uma concorrência injusta. O que procuramos é diminuir essa distância e, pelos resultados alcançados na primeira edição, estamos no caminho certo. Prova disso é que conseguimos ajudar 150 alunos a serem aprovados na Universidade Federal de Mato Grosso, na Universidade Estadual de Mato Grosso e também em instituições privadas com bolsas integrais e parciais”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.