As chuvas intensas registradas nos últimos dias em Tangará da Serra não trouxeram tranquilidade quando o assunto é o abastecimento de água aos mais de 100 mil habitantes da cidade. O Serviço Antônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) anunciou que o racionamento continuará, ainda por tempo indeterminado.
De acordo com o diretor do Samae, Wesley Torres, o abastecimento em dias alternados, isto é, água dia sim, dia não, permanece no município.
“Abastecimento alternado continua com uma pequena diferença: como outubro tinha 31 dias e tivemos dois dias ímpares, agora inverte: o usuário que até outubro era abastecido em dias pares, será agora em dias ímpares, e vice-versa”, explicou o diretor da autarquia, destacando que nem todas as chuvas que caíram sobre a região central e alguns bairros de Tangará da Serra atingiram a bacia do Rio Queima- Pé.
“Nossos rios ainda estão com vazão baixa, não há possibilidade de fazer reservação em razão do solo estar bastante seco nesse período, então o que a gente espera é uma sequência de chuvas para que a gente consiga melhorar a reservação ou fazer com que a vazão do rio seja superior a necessidade de captação”, relatou Torres, explicando ainda que a estiagem desse ano está maior que a registrada no ano de 2016.
“A gente trabalha com previsão, mas nada é certo. Tivemos chuvas previstas que não vieram e tivemos chuvas que não estavam previstas que vieram. Precisamos de uma sequência de chuvas para recuperar a reservação”, concluiu.
Com informações do Diário da Serra