Embora o órgão esteja envidando todos os esforços para amenizar o problema de distribuição de água no município, o que realmente deverá colocar um ponto final no problema, será a captação de água do Rio Sepotuba. Héliton Oliveira, Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município destaca que a licitação foi lançada, mas recebeu um pedido de impugnação no edital que passa agora por correções. Informou que tão logo a correção seja realizada haverá a republicação do mesmo.
“Esse ajuste está quase pronto e acreditamos que já na próxima semana a gente republique o edital”,
ressalta Héliton.
A autarquia prevê que a nova licitação ocorra já na primeira quinzena de janeiro do próximo ano e após isso, será realizada a contratação da empresa e dada a ordem de serviço para início das obras.
Para que a obra possa ser iniciada, no local foram feitas abertura da estrada de acesso, construção dos bueiros para liberar o acesso a captação e toda rede de energia de alta tensão. Cabe salientar que toda a parte de licenciamento ambiental também já está liberada.
Segundo o gestor do Samae, o material em sua grande parte, já foi adquirido, o que inclusive gerou uma grande economia aos cofres públicos de cerca de dez milhões.
“A parte mais cara da obra já compramos praticamente tudo, que é a tubulação que é em torno de 80% da obra”,
destaca Héliton.
A previsão de início das obras é para janeiro, e deverá conforme o cronograma, levar nove meses para conclusão. Mas, de acordo com o diretor, todos os esforços serão realizados para que esse prazo seja reduzido para seis meses.