17 de Março de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 13:48 - A | A

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 13h:48 - A | A

Mulheres

Ministério das Mulheres cria fórum de diálogo com mulheres catadoras

Medida visa promover a autonomia econômica e a redução das desigualdades enfrentadas por essas trabalhadoras

Redação

O Ministério das Mulheres instituiu o Fórum para Promoção da Autonomia e Inclusão Socioeconômica de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, através da Portaria nº 129, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (16).

A iniciativa tem como objetivos principais fortalecer a participação social das mulheres catadoras de materiais recicláveis; identificar o impacto socioambiental da atividade de gestão de resíduos realizada por essas trabalhadoras; construir trilhas de formação de qualificação, de gestão e de organização produtiva e socioeconômica das catadoras; discutir estratégias de financiamento e pagamentos por serviços ambientais prestados; e debater políticas de cuidado e autonomia econômica para esse grupo.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O Fórum também reforça o compromisso do Ministério das Mulheres com a garantia da participação social e a promoção da autonomia econômica e redução das desigualdades de gênero, especialmente quando se trata das mulheres trabalhadoras, que ocupam um papel central no desenvolvimento econômico do país.

De caráter consultivo, o Fórum será coordenado pela Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres e composto por representantes da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres; Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política;  Assessoria de Participação Social e Diversidade; além de representações de movimentos nacionais de trabalhadores de catadores e organizações de cooperativas de âmbito nacional.

Também poderão ser convidados, para participação nas atividades do Fórum, representantes de outros órgãos, entidades públicas e privadas, especialistas, pesquisadores e técnicos.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image