Mais de cinco toneladas de drogas foram apreendidas em Mato Grosso no primeiro semestre de 2019, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).
As apreensões fazem parte das ações repressivas das unidades das forças de segurança, sendo: Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).
Ao todo, 5.472,14 kg de drogas foram apreendidas. No período analisado, a maconha foi entorpecente com maior número de apreensões.
Segundo a Sesp-MT, de janeiro a junho foram apreendias mais de 2,7 toneladas de maconha. Em seguida, aparecem a cocaína (1.903,43 kg), pasta base (834,155 kg) e crack (1.015 kg).
Especialmente na fronteira com a Bolívia, o Gefron apreendeu mais de 2,8 toneladas de drogas. Na região, são fiscalizados 983 km de fronteira seca e alagada com o país vizinho.
Na região, o tráfico é feito por meio fluvial, terrestre e aéreo. Automóveis, ônibus de linha regular, veículos de cargas, motocicletas, bicicletas e até mesmo pessoas, as chamadas “mulas”, são usadas para transportar as drogas.