10 de Julho de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Terça-feira, 13 de Agosto de 2019, 10:03 - A | A

Terça-feira, 13 de Agosto de 2019, 10h:03 - A | A

Mais de 150 mil famílias vivem da agricultura familiar em MT, diz deputado

G1

Mais de 150 mil famílias se sustentam da agricultura familiar, em Mato Grosso, segundo o deputado estadual Valdir Barranco (PT). Ele foi o entrevistado no quadro Papo das Seis do Bom Dia MT, desta terça-feira (13).

Valdir, que também integra a Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e da Regularização Fundiária, lançada nessa segunda-feira (12), em Cuiabá, afirmou que é necessário investir em políticas públicas voltadas às famílias que vivem da agricultura.

“A Frente Parlamentar vem para organizar e dar titulação para essas pessoas que já estão em terras públicas e para chamar a atenção do governo para que ele possa investir na agricultura familiar”, ressaltou.

Segundo o deputado, em todo o estado, existem mais de 3 milhões de hectares de terra que pertencem somente a União.

“Tem outros milhões de hectares que são do estado e isso gera conflito de terras, é necessário organizá-las”, pontuou.

Validir explicou que os deputados aprovaram, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que de 7% a 10% dos recursos oriundos da arrecadação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fetabh) sejam destinados à agricultura familiar.

“Faltam recursos para investir nessa área. A agricultara familiar só existe com a luta. É necessário que o governo olhe com carinho para essas famílias”, disse.

Entre os assuntos defendidos pela Frente Parlamentar, segundo o deputado, está a concessão de titularidades de terras públicas aos agricultores, além de fomento nesse setor e fim da Autorização Provisória de Funcionamento (APF).

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image