21 de Março de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024, 10:32 - A | A

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024, 10h:32 - A | A

ARTIGO

Liderar nos dias atuais. Como encontrar equilíbrio entre capacidade técnica e capacidade comportamental?

Tuanny

Liderança deixou de ser apenas um cargo de chefia que dá ordens e controla atividades e passou a ser um compromisso que exige comportamento adequado e um olhar humanizado sobre as pessoas.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Muitos profissionais são contratados ou promovidos por boa capacidade técnica, mas a maioria das demissões no Brasil ocorrem por problemas comportamentais. E o que é pior, os pedidos voluntários de demissão tem uma agravada razão: comportamento da liderança.

Pesquisas recentes apontam que 72% dos pedidos vêm acompanhados de motivos como liderança despreparada, abusiva, que não dá feedback, que não reconhece o mérito da equipe, cobra demais e não apoia, entre outros motivos.

Cada dia mais as pessoas aperfeiçoam-se nas profissões. São especializações, imersões, MBA, pós-graduação, mestrados e outras formações, mas a maioria investe de forma inversamente proporcional em capacidades comportamentais.

Capacidade técnica é uma exigência de conhecimento para gerenciar uma equipe ou empresa com excelência em processos. O profissional precisa entender da área para que tudo funcione bem. São exigências de conhecimento e prática como Excel avançado, gestão de projetos, planejamento estratégico, legislação aplicada, conhecimento logístico ou tributário, etc.

Por outro lado, a capacidade comportamental é o conjunto de comportamentos, habilidades, atitudes como empatia, boa comunicação, solução de conflitos, inteligência emocional, escuta ativa, humildade, apoio, responsabilidade, coerência, ética, que fazem com que um líder seja capaz de motivar, envolver e inspirar sua equipe. É preciso entender que as pessoas são diferentes, bem como suas motivações, seus sonhos e suas habilidades gerais.

Por exemplo, um líder da área comercial ou da tecnologia precisa estar atualizado acerca das novidades do mercado. Contudo, se não mantiver o interesse da equipe, não compartilhar conhecimento e não promover um ambiente saudável para trabalhar, de pouco adianta o conhecimento, pois a equipe é como uma engrenagem. Se uma peça falhar, há grandes chances de a máquina deixar de funcionar como deveria.

Um líder com bom desempenho sabe reconhecer as habilidades de cada membro da equipe, divide as atividades conforme a capacidade e com a complexidade das atribuições para não subestimar nem superestimar o desempenho de cada um. Além disso, acompanha resultados e com foco em estratégia, mantém um bom alinhamento com a equipe.

E como o líder deve agir para equilibrar as capacidades? A capacidade técnica exige conhecimento específico da área em que atua e sabe fazer gerenciamento do desempenho do setor, com indicadores prioritários e importantes para a estratégia. A capacidade comportamental exige boa comunicação, ética, respeito, tato, coerência, importar-se com as pessoas. Delegue de forma inteligente e acompanhe o resultado individual. Afinal, delegar não é delargar.

A melhoria contínua exige, hoje, equilíbrio entre saber gerenciar e gerar resultados e engajar para que todos deem o melhor de si.

Lideres cuidam de pessoas e pessoas geram resultados.

E você, como está nas balança das capacidades?

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Tuanny Postal é além de Empresária e Empreendedora, é Consultora Especialista em Liderança e Comportamento. Além disso, trabalha como Desenvolvedora de conteúdos educacionais para o Sistema S, Instituto Cátedra, Grupo Kroton, Grupo Camila Rossi e empresas privadas com universidade corporativa. Consultora Empresarial nas áreas de Gestão de Pessoas, Processos e Rotinas; Grafóloga profissional e perita grafotécnica; docente de pós-graduação em Liderança e Formação de Equipes de Alta Performance na PUC Minas; Docente em MBA em Liderança na PUC de Minas; Docente em Gestão de risco no Agronegócio na PUC de Minas.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image