A Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá é a entidade escolhida para receber as doações da 10ª edição da campanha, Lenço Solidário, ocorrida no Outubro Rosa, mês dedicado a informar sobre o câncer de mama. Esta iniciativa, que já arrecadou diversos itens ao longo de nove anos, tem como objetivo coletar lenços, chapéus, boinas, turbantes e perucas para apoiar pessoas em tratamento.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O evento de lançamento ocorreu no início deste mês (02), na loja do Comper Alzira Santana em Várzea Grande, onde foi destacado a importância da parceria com a AAPOC. A campanha incentiva, clientes a doarem acessórios, novos ou em bom estado, promovendo solidariedade e um forte senso de comunidade.
O compromisso em auxiliar pacientes é visto com os resultados, nos últimos anos, muitas doações foram feitas nas lojas do Comper em Cuiabá e Várzea Grande, o qual teve um impacto significativo na vida dessas pessoas que as receberam. Porém, a expectativa para esta edição é envolver ainda mais colaboradores, clientes e quantidade arrecadada.
Lídia Liandro, responsável pela área de eventos do Comper, expressou esperança de que esta campanha inspire mais pessoas a se unirem a essa causa, com pontos de arrecadação em todas as lojas até 31 de outubro.
Janaina Santana, presidente da AAPOC e paciente oncológica desde 2016, destacou a importância das doações para a autoestima dos pacientes, lembrando que cada lenço representa esperança e dignidade. A associação assiste cerca de 300 pacientes, e a aparência é fundamental para a identidade, especialmente durante tratamentos invasivos.
"A campanha do Lençol Solidário é de extrema importância para nós, porque a autoestima faz a diferença no tratamento. Existem pessoas que têm muita dificuldade em lidar com a queda dos cabelos, uma das sequelas da quimioterapia, para alguns é inevitável, falo isso com propriedade porque também sou paciente desde 2016, quando também tive câncer de mama. Perdi meus cabelos, então um turbante, um lenço, uma peruca, é relevante, pode parecer bobeira, mas para as pessoas que fazem tratamento é um cuidado".
Convidou todos a participar, lembrando que cada doação possui uma diferença significativa na jornada dos auxiliados. Após a campanha, os lenços e acessórios serão entregues aos pacientes no Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos e também para todos que procurarem pela AAPOC.
"O ITC, atende 100% pelo SUS, dentro do hospital geral, onde fazemos questão de ajudar, porque lá o paciente é tratado com diferencial, de forma humanizada", conta que a associação apoia os pacientes oncológicos de Cuiabá e adjacentes, em todos os tipos de câncer, nas mais diversas necessidades, sendo elas alimentação, suplementação, exames, consultas, biópsias, cateteres, bolsas de colostomia e muito mais.
Por isso, todas essas iniciativas de doações, sejam elas de acessórios ou alimentos, são primordiais, já que a AAPOC não possui auxílio governamental, existindo apenas através de doações e incentivo de empresas. "Mas as coisas não estão fáceis e toda ajuda é muito bem-vinda, porque não é apenas um lenço, não se usa apenas na cabeça, é um carinho e elas ficam muito felizes de receber".
Agradece todas as doações e toda a ajuda obtida no outubro rosa, mas garante que infelizmente o câncer não acontece somente neste mês e sim, em todos do ano, "e a AAPOC, através do seu Instagram, leva essa informação, porque entendemos que ele não espera e a consciência, salvas vidas".
Sobre a AAPOC (@aapoc.oficial)
A AAPOC foi fundada em 2020 com a missão de apoiar pacientes diagnosticados com câncer em Cuiabá. A associação desempenha um papel crucial no auxílio a homens, mulheres e crianças com diferentes tipos da doença, atendendo atualmente cerca de 300 pessoas e oferecendo suporte vital durante os tratamentos e a recuperação.
O trabalho da AAPOC é extremamente significativo, pois, vai além do parecer médico. Eles se dedicam a direcionar os enfermos para os procedimentos adequados, proporcionando um amparo abrangente que inclui acompanhamento psicológico e emocional.
Em sua atividade direta com pessoas, promove campanhas de conscientização, fornece orientações jurídicas e apoio material. Essa abordagem integral assegura que todos, independentemente de seu estado de saúde ou do tipo de tratamento, recebam o necessário em um momento tão difícil de suas vidas. O compromisso da AAPOC é atuar com cada um exercendo dignidade, respeito e empatia.