A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apresentou em Tangará da Serra e em outros três municípios da região, o sistema “Empresa Instantânea”, que permite a abertura de novas empresas online e sem burocracia. A reunião, realizada na noite de quinta-feira, 27, no auditório da Associação Comercial, foi coordenada pelo presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim.
“Hoje Tangará já é ingressada na Redesim, uma plataforma de avanço que não precisa de encaminhamento de meio físico, da documentação física, é tudo virtual. Só que esse sistema necessita de ser humano para poder estar analisando aquele processo. E hoje nós estamos apresentando a ‘Jucemat Empresa Instantânea’, que é conhecida nacionalmente como Balcão Único. Essa ferramenta não necessita de interferência humana, ela é totalmente automatizada”,
explica o presidente, salientando que em apenas uma janela o pretenso empreendedor poderá fazer sua solicitação para abertura de empresa, mas frisa que essa plataforma apenas poderá ser utilizada para empreendimentos de baixo risco.
Preenchidos todos os campos solicitados, dentro de aproximadamente oito minutos, que é o tempo de alimentar o sistema, a empresa estará aberta, trazendo portanto mais celeridade e facilidade ao processo.
“É uma facilidade incrível! No nosso dicionário não temos desburocratização, nós temos simplificação”,
frisa Manoel.
A plataforma já está implantada e funcionando em Várzea Grande e Nova Mutum. Tangará da Serra e outros 10 municípios estão se adequando para a implantação.
“Facilita a vida do empreendedor. Num estalar de dedos, você abre a sua empresa. (...) O importante é que vai facilitar a vida de pequenos empresários e vai possibilitar a eles exercerem as suas atividades formalizadas, documentadas”,
disse Vander Masson.
Quando em funcionamento, o que deve levar cerca de um mês de acordo com o andamento do processo, a plataforma deverá ser implantada em Tangará da Serra e assim acatando uma Lei Estadual, isentará o pagamento do primeiro Alvará.