16 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Terça-feira, 28 de Novembro de 2023, 09:48 - A | A

Terça-feira, 28 de Novembro de 2023, 09h:48 - A | A

PORTAL DADOS MT

Governo do Estado disponibiliza à população informações e estudos de órgãos estaduais

Redação

O Governo de Mato Grosso disponibilizou à população informações dos órgãos públicos estaduais no portal Dados MT. A página gerenciada pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) proporciona mais transparência e acessibilidade aos dados públicos atualizados, na íntegra.

O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, afirmou que portal é uma ferramenta estratégica de elaboração e avaliação de políticas públicas.

“Esta ferramenta servirá para traçarmos políticas de investimentos públicos e também do setor privado, além do uso pelo meio acadêmico, organizações não governamentais e pesquisas de interesse da população mato-grossense”, pontuou.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A iniciativa também faz parte da estratégia digital do Governo de Mato Grosso em busca de fortalecer a gestão de dados e incentivar a participação dos cidadãos na criação de soluções para as questões públicas, conforme o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão.

“Estamos avançando na entrega de serviços digitais e agora nossa missão é fortalecer a governança e disponibilidade de dados. Vivemos na era do conhecimento, onde os recursos base da economia são os dados. Nesse contexto, a administração pública pode contribuir fortemente com a transparência, acesso à informação, participação social e na cocriação de soluções para políticas e serviços públicos”, afirmou Brandão.

O grande diferencial do portal é a organização das informações, que podem ser acessadas de forma geoespacializada, mapeada ou por meio de painéis interativos. Isso permite que as pessoas analisem informações de acordo com a necessidade.

O chefe da Unidade Estratégica de Difusão de Informações Socioeconômicas e Territoriais, Rafael Mazeto, explicou que o portal atua como um "grande hub" - centro de conexão que facilita a transferência de dados, informações ou recursos entre diversos dispositivos, ou sistemas, conectando esses estudos e informações.

"Todo esse conjunto de informações: estudos, anuários, mapas, painéis interativos e outros, que antes estavam difusos nas várias páginas dos órgãos dos governos estadual e federal, hoje juntos em um mesmo sítio, facilitam o acesso à informação, seja pela população em geral, ou até para públicos mais especializados”, explicou Mazeto. 

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image