23 de Março de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024, 16:02 - A | A

Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024, 16h:02 - A | A

EM CUIABÁ

Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito ocorre nesta quinta e sexta-feira

Redação

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), está promovendo, nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), o Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran), em Cuiabá.

A programação conta com palestras de especialistas na área de trânsito que irão debater, ao longo dos dois dias, temas como o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), prevenção de sinistros de trânsito, papel do sistema de Justiça na segurança viária, educação para o trânsito, a importância da análise estatística nas ações de educação para o trânsito, uso da tecnologia a serviço da educação para o trânsito, entre outros assuntos.

Um dos palestrantes do evento é o gerente de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Detran-MT, Walber Desto, que irá abordar a importância da análise estatística nas ações de educação para o trânsito.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“É necessário que a estatística de trânsito caminhe lado a lado tanto com as ações educativas quanto com a fiscalização, para conseguirmos atuar de forma mais assertiva na melhoria da segurança no trânsito do nosso Estado”, disse Walber.

Para a diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, o encontro é uma iniciativa fundamental para fortalecer o trabalho integrado entre os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito e demais forças de segurança, visando a redução de sinistros de trânsito e a preservação de vidas.

“Esse evento nos proporciona um espaço valioso para a troca de conhecimentos e experiências com especialistas e profissionais da área, fortalecendo as políticas públicas de segurança viária para que possamos promover uma educação para o trânsito mais eficaz e garantir um trânsito mais seguro e responsável para todos os cidadãos mato-grossenses”, falou.

Presente no evento, a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza, destacou que a Senatran tem o papel de integrar e articular junto aos órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito e reforçou a grandiosidade do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), do qual Mato Grosso faz parte.

“É um programa que trabalha a visão sistêmica do trânsito, em todas as suas frentes, como a fiscalização, educação, engenharia, segurança veicular, infraestrutura e outras. Então, a ideia é trazer essa visão sistêmica, para atuarmos de forma integrada e avançar um pouco mais nos planejamentos, conhecendo e diagnosticando juntos, realizando em conjunto ações simultâneas, integradas, unindo esforços em prol de um trânsito melhor. O desafio é enorme, porque não é fácil mudar uma cultura de banalização da vida para uma cultura de humanização do trânsito. E essas mudanças passam pela educação”, observou.

O Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran) ocorre até esta sexta-feira (25.10), das 9h às 17h, no auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em Cuiabá.

Além da Seduc-MT, o encontro também conta com apoio da Associação Nacional dos Detrans (AND), Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego, entre outros.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image