A elefanta Ramba está a caminho do Santuário dos Elefantes, em Chapada Guimarães, há 65 km, de Cuiabá. Ela saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nesta quarta-feira (16) e deve chegar ao destino final, na sexta-feira (18).
De Santiago, no Chile, ela foi transportada de avião, um boeing 747 cargueiro. O animal, de 3,6 toneladas, já está em solo mato-grossense e está sendo levada de caminhão até o Santuário. Esse último percurso tem mais de 1.400 km.
Ramba seguiu em uma carreta até Mato Grosso, escoltada pela Polícia Rodoviária Federal — Foto: Marcello Carvalho/G1
Segundo o Santuário, a viagem está sendo tranquila e que tudo corre como o planejado.
A equipe que faz o transporte fez uma parada para descansar em Santa Fé do Sul (SP), na noite dessa quarta-feira, e nesta quinta-feira (17) seguiram viagem.
Ramba foi resgatada em um circo e vive no Chile — Foto: Santuário do Elefantes Brasil/Divulgação
A última elefanta resgatada de um circo no Chile tem aproximadamente 52 anos e foi vítima de maus-tratos por mais de 30 anos. Após quase sete anos de espera, ela finalmente o animal deixou a pequena morada no Parque Safari, em Rancágua, para viver nos 1.100 hectares que dispõe o Santuário dos Elefantes.
Fundado em 2013 e é o único Santuário da América Latina. O local já abriga outras duas elefantas, Maia e Rana.
No circo, ela chegou a ser alimentada com ração de cachorro.
Agora, só para a alimentação durante a viagem, foram providenciados mais de 743 kg de alimento para o animal. Os alimentos incluem fardos de feno, quatro grandes melancias, banana, cenoura, maça, beterraba, abacaxi e cana de açúcar.