O equipamento foi entregue na tarde desta sexta-feira (08), através do termo de permissão de uso a partir da Secretaria Municipal de Agricultura.
A Cooperativa recebeu um triturador de galhos, empilhadeira, paleteira e também um picador de papel. Segundo o Secretário Ander Santos, que responde pela pasta da Agricultura, os equipamentos são fruto de convênio firmado com a Sudeco. “O órgão repassou recursos para Tangará da Serra e nós investimos na Cooperativa de coleta seletiva através do Núcleo de Políticas Públicas para Economia Solidária (NUPES) ”, disse.
O núcleo é ligado à Secretaria de Agricultura e segundo o titular da pasta, mantém ação pontual com a Coopertan em parceria com a Unemat. O Secretário destacou que com o novo equipamento, muitos resíduos sólidos que iriam para o aterro sanitário, poderão agora ser reutilizados. “Estamos otimizando o aterro sanitário e gerando emprego e renda com estes resíduos arbóreos. A picadora de papel atenderá a demanda de documentos que tem sigilo e não podem ser doados. Isto agrega valor porque entrega o papel picotado, fragmentado da forma que a indústria necessita”.
Ander ressaltou ainda que o equipamento chega em um momento importante, porque a Coopertan está em fase de construção de seu barracão definitivo, depois de ter registrado perda total em incêndio.
“É uma corrente de força que estamos fazendo com outras entidades para fortalecer a Coopertan, que é a cooperativa que melhor remunera seus cooperados em nível nacional. É uma grande conquista para Tangará, que já tem coleta seletiva em 100% do município. Estamos criando novas situações de reciclagem deste material todo, que na verdade não é lixo. Pode ser reutilizado”, disse.