26 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Segunda-feira, 24 de Outubro de 2022, 14:09 - A | A

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2022, 14h:09 - A | A

EDER MORAES

Conservadores ou cristãos de ocasião?

O Brasil vive hoje, como nunca antes na sua história, uma pauta conservadora e de exaltação dos valores cristãos. Isto nos orgulha, mas também nos convida a refletir e separar o joio do trigo na “carona” da direita conservadora e digo, não sou extrema direita nem tão pouco extrema esquerda, porém também valorizo tudo que exalta a família, nosso país, nossa pátria e o temor a Deus.

O que me intriga são os “caroneiros” neste rabo de cometa, oportunistas cujo fatos presentes se encarregam de desmascará-los.

Lendo uma reportagem da jornalista Vithoria Sampaio (Gazeta Digital), chamou minha atenção o descaso das autoridades com a tricentenária igreja católica de São Benedito ou igreja Nossa Senhora do Rosário, em Cuiabá. Com sua reforma estimada em aproximadamente R$ 5 milhões, e fechada pela Defesa Civil devido a problemas estruturais.

Este patrimônio histórico referência nacional segue abandonado pelo poder público que inunda de burocracias qualquer tentativa de manter viva a fé e a simbologia dos católicos cuiabanos fiéis e simpatizantes. O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, guardião das nossas memórias e a secretaria de estado de Cultura, mais preocupada com as eleições do que com a perpetuação da fé de gerações, pouco avançam nessa questão. Isto denota pura falta de interesse público dos governantes, taxados como conservadores na onda que se instalou em todo Brasil. Então, porque não agilizar e demonstrar estes valores num simples gesto de recuperar o templo de orações?

Aliás, no governo Blairo Maggi todas as igrejas do centro histórico tombadas pelo patrimônio histórico foram reformadas e valorizamos os cristãos, independente de credo religioso, respeitando o estado laico de direito.

E nem por isso saímos por ai “arrotando bagaço” porque a mensagem sempre foi “fazer o bem sem olhar a quem”. Talvez no conceito conservador dos oportunistas de plantão o lema central seria “faço o que eu digo mas não faça o que eu faço...”

É uma vergonha sem precedentes o abandono que vivem nossos monumentos históricos: igrejas, casarões, praças e tantas edificações que hoje servem até de garimpo privado em pleno centro histórico nas barbas das autoridades. Alguns usam a tática de ir derrubando aos poucos e as vezes nem percebemos o desaparecimento de referências arquitetônicas em toda Cuiabá.

Para finalizar, penso que algumas autoridades pouco se importam com o povo cristão e além de não cumprir o básico fundamental da Constituição Federal, desconsideram seus pontos de convergência abandonados à própria sorte como forma de dificultar o convívio dos cristãos, mas pousam de conservadores que zelam pelos valores da família.

Alguns preferem jatinhos, helicópteros comprados com nosso dinheiro e sem licitação como forma de subir ou voar mais alto, na torpe e vã tentativa de chegar mais perto do céu como se isso fosse agradável aos olhos de Deus.

Mas como diz a Bíblia: “buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33

Valorizar nossos templos religiosos independente da denominação é fator que caracteriza um cristão conservador, e não estamos vendo isso na prática. Salvem a Igreja do Rosário, antes que desabe e a revolta popular tome conta da Baixada Ccuiabana.

Nós cuiabanos merecemos respeito e mais atenção do governo de Mato Grosso em relação aos templos religiosos. Reafirmo ser uma questão  de valorizar a fé! De que adianta frequentarmos estes templos e pedir a Deus por milagres e não cuidar da sua preservação?  

ÉDER MORAES- suplente de deputado estadual e evangélico - IAP


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image