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GERAL Quinta-feira, 19 de Maio de 2022, 10:36 - A | A

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ARTIGO

Compliance no metaverso

Eduardo Tardelli

Desde que Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook entraria em uma nova era, em outubro de 2021, o mundo nunca mais foi o mesmo. Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo agora se chama Meta, e o metaverso se tornou pauta em notícias e rodas de conversa, apesar de não ser um tema de fácil compreensão para quem atua fora da área de tecnologia.

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Ainda não se sabe precisamente quais serão os impactos do metaverso na sociedade. Embora muitos especialistas já estejam especulando os possíveis caminhos que ele irá seguir, certamente o compliance terá uma atuação consistente nesse universo, já que as empresas que estão disputando espaço no metaverso (Meta, Microsoft, Snapchat, etc) precisarão se adequar a ambientes regulatórios que certamente vão surgir. O Reino Unido, por exemplo, já começou a pensar nisso.

O governo britânico já sinalizou que a Lei de Segurança On-line, que está em fase de planejamento, também irá tratar de questões dessa nova realidade. Além disso, os acadêmicos responsáveis pela criação do modelo que dá suporte à Lei já disseram que as empresas não irão usar o metaverso para escapar da regulamentação.

A grande preocupação -- além de entrar em uma corrida tecnológica e garantir espaço nesse universo -- é garantir que tudo o que já foi avançado em relação à proteção de dados não sofra uma regressão.

Pouco sabemos como será viver no metaverso, mas sabemos o suficiente para entender que os departamentos de compliance de empresas de tecnologia têm muito trabalho pela frente.
 


Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.


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