Fundada em 2010 em Curitiba-PR, a Associação Cia do Sorriso nasceu com o propósito de oferecer apoio humanizado a crianças em tratamento contra o câncer. O projeto teve início no Hospital Pequeno Príncipe e, rapidamente, começou a ganhar proporções maiores. Criado por Silvana Rodrigues Calauro, que na época residia no Paraná, a Cia do Sorriso expandiu suas atividades em 2012, quando Silvana se mudou para Cuiabá e decidiu oficializar a iniciativa em Mato Grosso.
Para arrecadar recursos e viabilizar as ações, Silvana passou a produzir bonecas de pano e vendê-las nas ruas. O projeto cresceu ainda mais quando as famosas "Emílias" começaram a ser vendidas em bares e restaurantes da cidade, ampliando o alcance e atraindo novos apoiadores.
Silvana compartilha que os momentos mais difíceis de sua vida a ensinaram valiosas lições sobre a importância da empatia e da solidariedade.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
"As experiências mais desafiadoras que vivi me ensinaram a verdadeira essência da empatia e da solidariedade. Elas despertaram em mim o desejo de levar alegria para as crianças nos hospitais, oferecendo-lhes momentos de felicidade e esperança em meio ao sofrimento. Este projeto é minha forma de transformar essas lições em algo positivo e de ajudar a curar, não apenas com medicamentos, mas com amor e carinho", conta.
O principal objetivo da Cia do Sorriso é levar alegria, esperança e conforto às crianças em tratamento de câncer, proporcionando-lhes momentos de felicidade e realizando pequenos sonhos que iluminam suas vidas. Além disso, a associação também oferece apoio às famílias, com doações e suporte emocional durante essa fase tão difícil. O projeto fortalece o espírito de todos os envolvidos, mostrando que, com amor e solidariedade, é possível transformar realidades.
Apesar das dificuldades financeiras e da falta de apoio público, a Cia do Sorriso segue realizando suas atividades, sempre contando com a colaboração da sociedade, que incluem os empresários e voluntários.
Atualmente, cerca de 150 crianças e adolescentes de todo o estado de Mato Grosso são acompanhados pelo projeto, que também mantém uma casa de apoio no bairro Coophamil, em Cuiabá, recebendo famílias de diversas regiões.
Silvana conta com exclusividade, que no início, levava alegria nos quartos dos hospitais e ajudava com suplementos alimentares. Ao trazer o projeto para Cuiabá, as ajudas aumentaram devido às vendas das bonecas e demais artesanatos, que garantiram uma melhora significativa na vida das crianças.
A coordenadora do projeto, Carla Soler, explica que os recursos para a manutenção das atividades vêm principalmente da venda das bonecas de pano e outros artesanatos e com a ajuda da sociedade.
“Agradecemos imensamente ao jornal Centro Oeste Popular por abrir espaço para o Projeto Cia do Sorriso. Essa divulgação é fundamental para que mais pessoas conheçam e se unam a nós nessa missão de levar alegria e esperança às crianças e suas famílias. Com o apoio de vocês, conseguiremos alcançar ainda mais corações e espalhar o bem. Muito obrigado por acreditar na nossa causa”, afirma Carla.
Durante o ano, o projeto realiza eventos especiais para as crianças, como o Café da Manhã, que acontece uma vez no mês, a comemoração do Natal, dia das crianças e a Páscoa. Também organizam passeios, em que as crianças são levadas para um dia de diversão com suas famílias.
Um exemplo recente foi um passeio ao shopping, onde as crianças se divertiram nos brinquedos e desfrutaram da praça de alimentação, criando memórias felizes em meio à luta.
Carla também destaca que existem várias formas de ajudar o projeto: "As pessoas podem colaborar de forma voluntária, financeiramente, ou fazendo doações de itens como cestas básicas, fraldas, suplementos alimentares como Ensure e Pediasure. Além disso, compartilhar a mensagem do projeto nas redes sociais é uma excelente maneira de apoiar, pois, isso ajuda a divulgar nossa causa e engajar mais pessoas a fazerem parte dessa corrente de solidariedade."
A coordenadora e fundadora relata que o projeto já ajudou mais de 500 crianças e seguem firme anualmente.
“A Cia do Sorriso é o que é hoje graças a muitos voluntários que dedicaram seu tempo e carinho a essa causa. Mesmo sem podermos nomear todos, somos profundamente gratos a cada um que fez parte dessa jornada e deixou sua marca, ajudando a construir tudo o que o projeto representa", finaliza Silvana.
Serviço:
RUA RADIALISTA - R. Valdir Morbeck, QUADRA 26 - CASA 31 CEP 78028170 - Coophamil, Cuiabá - MT, 78028-170
Horário de funcionamento com agendamento no telefone, via WhatsApp - (65) 99279-8888 / (65)99239-8450