Conhecido como o 'Mestre do Deboche', o ilustrador, cartunista e chargista Fred premia Mato Grosso com seu segundo livro 'As charges do Leiaagora por Fred'.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
De acordo com o autor, a obra conta com mais de 370 charges em 96 páginas postadas no site leiaagora.com.br entre abril de 2019 e setembro de 2021.
O exemplar custa R$ 69,90 e pode ser encontrado nas principais livrarias da cidade, além de ser distribuído pelo portal.
Em entrevista ao Centro Oeste Popular, Fred lembrou que a charge é uma visão crítica do fato. E isso acontece desde os primórdios quando os jornais impressos começaram a publicar grandes obras.
A obra pode ser convencional no caso da política, mas também pode ser tratada crítica de costume, esportiva e a sociedade de modo geral.
Este livro é a segunda obra do artista. Em sua primeira, ele lembrou seus primeiros 30 anos de carreira.
No caso da política, Fred lembrou que já recebeu algumas críticas já que o político é vaidoso e gosta de aparecer bem no noticiário. E, no caso da charge, ela não tem esse mérito, já que não passa a mão na cabeça de ninguém por apontar a crítica, ser ácida e ainda utilizar a ferramenta do humor e a piada como sua aliada.
Além do site, Fred também usa sua criatividade no Jornal Centro Oeste Popular.
“Quanto às publicações no COP, estou publicando as charges exclusivas para o COP desde 2019 quando o diretor Maykon Milas me convidou. Como comecei publicando em jornal convencional (de papel), o convite do diretor do COP foi aceito e de lá pra cá já foram mais de 150 trabalhos publicados. E, para o artista ver seu trabalho impresso em papel tem um significado a mais, pois ainda persiste toda uma nostalgia do jornal impresso que encanta pelo jeito tradicional de fazer jornalismo. Espero continuar publicando meus trabalhos em jornal impresso e parabenizo a diretoria e os profissionais do jornal Centro Oeste Popular por continuar a circular com o jornal impresso, levando a informação com credibilidade aos municípios de Mato Grosso. Penso que o jornal impresso não vai acabar pois sempre haverá leitor que aprecia esse tipo de jornalismo e valoriza os veículos que têm tradição e credibilidade”, finalizou.
Biografia
Fred é chargista experiente e começou no jornal impresso Diário de Cuiabá em 1983, há quase 40 anos. Depois de um período fora do Brasil, volta já acompanhando a transformação da charge do impresso para o meio digital. Inclusive, ele registrou que poucos foram os sites de notícias que passaram a ter a coluna de críticas bem humoradas.
No caso do portal Leiaagora, o convite para compor a equipe foi feito em 2019, e era para produzir uma charge diariamente.
Fred é da velha guarda: faz a charge à mão, escaneia e depois colore em programa de computador, gerando a versão virtual para o site. “Sei de muitos colegas que fazem a charge direto no computador, mas eu ainda gosto de trabalhar assim, fazendo à mão e digitalizando depois”.