09 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022, 10:57 - A | A

Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022, 10h:57 - A | A

MENOR APRENDIZ

Cerca de 30% da população jovem está desempregada; falta de experiência é um entrave

Com o Programa Jovem Aprendiz, Grupo Pereira contribui permanentemente para que jovens possam ingressar no mercado de trabalho

Redação

Um dos grandes desafios dos jovens atualmente é entrar no mercado de trabalho e um dos maiores entraves é a experiência. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa argentina Trendcity, a falta de experiência é um empecilho para 77% dos jovens brasileiros. É o mesmo que acontece em países como Chile, Argentina e Colômbia. No Grupo Pereira, sétimo maior supermercadista do Brasil, realizar uma inclusão mais efetiva dos jovens no mercado de trabalho é um dos seus principais objetivos, que busca sempre capacitá-los e auxiliá-los na preparação para o início de sua carreira profissional.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Hoje, são 678 jovens trabalhando em diversas lojas do Grupo nos estados onde atua, como Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, e desde 2020, 1.611 jovens passaram pelo programa. “O Jovem Aprendiz é muito importante para o Grupo Pereira, pois criamos oportunidades para que os jovens se preparem e desempenhem suas primeiras atividades profissionais e lidem com diferentes situações no mundo corporativo, ao mesmo tempo que formamos mão-de-obra qualificada. Nossa intenção é ainda oferecer uma primeira experiência para que eles possam desenvolver suas habilidades”, diz Paulo Silva, Diretor de Gente e Gestão do Grupo Pereira.

 
Enquanto durante o primeiro ano da pandemia as oportunidades ficaram mais escassas – o estudo Juventude e a Pandemia do Coronavírus, realizado pelo Conselho Nacional da Juventude, mostra que quase 30% da população jovem, entre 18 e 24 anos, está desempregada –, no Grupo Pereira as ofertas de vagas para esse público aumentaram: em 2020 foram oferecidas 537 vagas; já em 2021, 618. “Em 2022, somente até o mês de julho, já contratamos 456 e temos uma previsão de mais de 200 vagas até o final do ano em todas as regionais”, adianta Paulo Silva.

 
Histórias


Quem já passou pelo programa do Grupo Pereira foi Danielly Silva de Souza, que começou aos 19 anos (há dois anos). Essa foi a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Sua primeira função foi no Gente & Gestão, auxiliando a equipe de demissão a arquivar documentos. Depois foi transferida para o administrativo, onde está atualmente. “Essa oportunidade me auxiliou a conhecer e aprender na prática diversas atividades que eu estudava no curso, o que faz toda a diferença, pois reforça o aprendizado. Eu pude desenvolver ainda algumas habilidades no dia a dia e conhecer melhor quais áreas me identifico”, revela.

 
Para Danielly Silva de Souza, o Jovem Aprendiz ajudou muito na sua formação profissional. “O programa contribuiu para o primeiro contato com o mercado de trabalho, quando as responsabilidades são menores, mas, com o tempo, nos sentimos encorajados para assumir cargos com demandas mais complexas. Acredito que o programa contribua também com o autoconhecimento, pois ajuda o jovem a entender o que deseja para seu futuro e decidir melhor sobre sua profissão”, diz.

Crescimento

Além de contribuir para a entrada no mercado, o programa é também um celeiro para encontrar talentos e, muitos deles, constroem uma história dentro do Grupo Pereira. É o caso de João Henrique dos Santos Pereira, que está na empresa há 11 anos. Ele entrou no Grupo Pereira aos 16 anos, na turma 2011 e 2012, como menor aprendiz. Ao final do seu contrato, voltou à empresa em 2013 como auxiliar de caixa e foi ocupando novos cargos, como repositor e, posteriormente, gerenciador, e, aos 23 anos, tornou-se encarregado, cargo que ocupa até hoje. “O programa me deu um norte de tudo. Eu não tinha noção de como era o mercado de trabalho e foi essencial para eu ter disciplina, ética e respeito. Graças ao programa, carrego esses valores comigo até hoje”, diz.

O programa, segundo ele, teve um impacto extremamente positivo para a sua formação. “Por meio dele, o jovem sai preparado para o mercado de trabalho e também para a sociedade”. E os sonhos de João Henrique não param por aí. “Eu tenho muito orgulho de pertencer ao Grupo Pereira, de falar do meu trabalho, de ver como cresci e de tudo que conquistei pessoalmente. Não vou parar por aqui: estou me especializando para crescer ainda mais, porque quero deixar meu nome na história do Grupo Pereira”, diz, animado.

Oportunidade

Ficou inspirado por essas histórias? Que tal fazer parte do Grupo Pereira na nova turma de Aprendizes? Jovens a partir de 16 anos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e têm vontade de iniciar a carreira profissional, entreguem seu currículo para o Gente & Gestão na filial mais próxima de sua casa.

Sobre o Grupo Pereira  
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 97 unidades de negócio, sendo 27 lojas do Comper (rede de supermercados), 49 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), seis filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 12 lojas Sempre Fort (varejo farmacêutico) e dois postos de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 700 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. 

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais. 


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image