11 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 14:40 - A | A

Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 14h:40 - A | A

NOVAS CONTRATAÇÕES

Casos de violência doméstica e sexual não são investigados por falta de exame

Jessica Bachega
Gazeta

Casos de violência doméstica e sexual deixam de ser investigados por falta de médico legista para realizar exames nas vítimas. Não há o número exato de casos que acabam no boletim de ocorrência por falta de provas matérias, porém são comuns em cidades como Colniza, onde não há o profissional para realizar o procedimento.

 

Como informou o diretor-geral da Politec Rubens Okada, o credenciamento de médicos legistas para 17 cidades de Mato Grosso visa amenizar o sofrimento de familiares de vítimas que aguardam liberação de corpo e que precisam viajar quilômetros por estradas precárias para serem examinadas e comprovada a violência.

 

“Colniza está a 200 quilômetros da sede em Juína. São horas e horas de viagem por estradas precárias para fazer o exame e depois voltar. Muitas vezes a vítima acaba desistindo de realizar esse tipo de exame, o que prejudica a percepção penal. Não tendo a prova material, a condenação também vai ser mais difícil por ausência de provas”, declara o diretor.

 

Questionado, o diretor da Politec afirmou que não há balanço de quantas denúncias de Maria da Penha e violência sexual são feitas, porém não são investigadas por conta da falta de exame. A falta de apuração desses casos existe, principalmente nas cidades menores.

 

“Infelizmente não temos esses dados. Mas a gente sabe que acontece, sim, da vítima ir na delegacia, faz a ocorrência, mas, até pela dificuldade de deslocamento, ela acaba desistindo de fazer esse exame de corpo de delito. E denúncia acaba ‘morrendo’ só no boletim de ocorrência, não prospera”, explica Okada.

 

O governo de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira (16) o edital para credenciamento de médico legista em 17 cidades. O profissional irá prestar serviços para a Politec e recebera valor por cada atendimento feito.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image