A educação pública de Cuiabá ganhou destaque no cenário educacional do país ao atingir 95 pontos numa escala de 100 pontos referente à alfabetização entre os alunos do 2° ano do ensino fundamental. O prêmio atribuído pelo Ministério da Educação (MEC) é resultado de um trabalho contínuo para garantir que crianças até o 2° ano do ensino fundamental sejam alfabetizadas de forma consistente.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A pontuação alcançada pela capital do estado de Mato Grosso é um marco que evidencia o trabalho estadual feito na educação básica, com políticas voltadas à alfabetização. Este reconhecimento reflete os esforços da Secretaria Municipal de Educação, que investiu fortemente na formação de profissionais qualificados e na atualização da infraestrutura escolar.
Entre os destaques, está o Programa de Aprendizagem Cuiabana (ProAC), que oferece suporte pedagógico aos alunos, e também o Programa de Monitoramento Pedagógico (PROMP), que acompanha o desempenho das escolas. Além disso, ações de combate à evasão escolar e iniciativas que promovem o hábito da leitura, como bibliotecas itinerantes e projetos literários, desempenharam papéis cruciais na conquista do Selo Ouro.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o Governo de Mato Grosso prioriza políticas e práticas de gestão educacional alinhadas às metas de alfabetização e à redução de desigualdades, conforme os objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). “Nosso estado é merecedor do Selo Ouro, pois, entre os critérios de avaliação do MEC, estão ações que a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso já pratica e que, já se tornaram referência em excelência educacional”, acrescenta o secretário.
Após um período em que as metas educacionais não foram alcançadas devido à pandemia do coronavírus, quando, por um tempo, não houve aulas e, posteriormente, as aulas foram ministradas de forma online, geraram-se lacunas educacionais que só seriam combatidas com programas e investimentos altos para que as metas fossem alcançadas. Segundo a secretária de educação, a integração entre tecnologia, métodos pedagógicos atualizados e o compromisso dos professores foi determinante para o sucesso.
Nos últimos anos, a gestão do Governador do Estado tem gerado alguns reconhecimentos. Até o presente momento, o governo já recebeu três reconhecimentos. No último dia 4, em solenidade realizada na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), a Prefeitura de Cuiabá foi certificada com o Selo de Qualidade referente à edição 2024 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), idealizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Outro ponto que recebe destaque é a inclusão. Cuiabá tem implementado ações para integrar crianças com necessidades especiais, para garantir que todas as crianças tenham a mesma linha de evolução, independentemente das questões pessoais que atravessam cada uma. A equidade educacional foi um dos fatores que contribuíram para o reconhecimento nacional.
O prefeito Emanuel Pinheiro enfatizou que o selo não apenas simboliza a qualidade da alfabetização na capital, mas também influência outros municípios a seguirem o legado deixado. “Todas essas conquistas fortalecem a educação pública cuiabana como referência em ações que priorizam a qualidade de vida e o futuro das novas gerações. É o resultado do trabalho árduo e planejado, dos investimentos próprios na formação de gestores e professores, em novas metodologias pedagógicas, material didático e estruturas físicas adequadas ao aprendizado. É um orgulho que reforça nossa missão de garantir educação de qualidade para as crianças”, disse Emanuel Pinheiro.