06 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

GERAL Quinta-feira, 12 de Novembro de 2020, 09:18 - A | A

Quinta-feira, 12 de Novembro de 2020, 09h:18 - A | A

ARTIGO

Armazenamento em nuvem traz praticidade com segurança e rapidez

Elias Opolski

Em tempos de equipamentos com celulares e computadores cada vez menores e processadores mais velozes que executam diversas atividades em frações de segundos, a forma de guardar e acessar dados não pode ficar para trás. O armazenamento em nuvem é uma excelente opção, pois agrega tecnologia com a praticidade e rapidez da internet para manter num servidor online uma infinidade de arquivos dos mais variados formatos e tamanhos.
Dentre os vários benefícios que o armazenamento em nuvem proporciona, vale ressaltar a praticidade em acessar documentos, fotografias, vídeos, áudios ou outros tipos de informações a qualquer hora e lugar, possibilitando o trabalho remoto. Quem opta por essa modalidade de armazenamento podem acessar arquivos para editar, compartilhar ou mesmo excluir, desde que tenha acesso a algum dispositivo conectado à internet, sem a necessidade instalação de qualquer software.
Mais uma vantagem que merece ser levada em conta, é a recuperação de arquivos. O armazenamento em nuvem pode ser utilizado como um plano de emergência de backup, salvando os arquivos mais importantes em um local remoto, isto é em um segundo local. Por isso acredite, você nunca perde um arquivo armazenado em nuvem. Ouso dizer que a consideração mais relevante a se fazer sobre essa forma de guardar arquivos, é a segurança que ela oferece ao usuário. Isso porque ele não vincula os arquivos a um dispositivo físico, ou seja, se eventualmente o utilizador tiver seu servidor, notebook ou celular extraviado, roubado ou danificado, os arquivos estarão armazenado em nuvem, possibilitando o acesso aos arquivos mediante usuário e senha.
Outro aspecto importante, principalmente se estivermos falando de organizações comerciais, é a economia de recursos financeiros ao dispensar as variáveis anexas a utilização de um servidor, tais como: energia elétrica, ambiente refrigerado e espaço físico.
Ademais, somente o usuário consegue visualizar ou editar seu próprio material, nem mesmo as empresas fornecedoras desse tipo de serviço têm conhecimento e acesso sobre o teor dos conteúdos e dados armazenados. Ainda sobre a perspectiva de segurança, soluções em nuvem já cumprem com a nova legislação LGPD, possibilitando relatórios de quem compartilhou, copiou ou encaminhou o documento, garantido rastreabilidade dos arquivos.
Existem no mercado diversas opções de armazenamento em nuvem, e cada uma com seus recursos podendo atender a necessidade de cada negócio.

Elias Opolski é especialista em tecnologia da informação e CEO na TEAM Ti. Email: [email protected] / @teamtitecnologia


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image