Pela primeira vez, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) recebeu o Selo Unicef pela parceria na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Mato Grosso. A entrega da homenagem foi esta semana, durante cerimônia na sede da associação, que desenvolveu um amplo trabalho de conscientização e mobilização dos municípios ao longo dos últimos quatro anos para criar uma rede de apoio à infância e adolescência em todo o estado. A instituição mobilizou os prefeitos e gestores da área social para adesão à iniciativa e para promover melhorias nas políticas públicas locais.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, salientou que a certificação fortalece o compromisso da associação com as bandeiras sociais que defendem a primeira infância e a adolescência. “Esse reconhecimento nos incentiva a continuar fomentando a participação dos municípios em atividades que assegurem os direitos e garantias das crianças e dos adolescentes. Vamos mobilizar os prefeitos para que na próxima edição do Selo a totalidade dos municípios faça a adesão à iniciativa e invistam na proteção dos menores, principalmente os mais vulneráveis”, assinalou.
Além da AMM, 11 municípios de Mato Grosso foram contemplados com o Selo Unicef, por apresentarem avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no período de 2021-2024.
Nessa edição, 78 municípios fizeram a adesão, 41 chegaram à fase final e os 11 contemplados foram Arenápolis, Barra do Garças, Cuiabá, Nova Xavantina, Paranaíta, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tangará da Serra e Tapurah.
As cidades certificadas se empenharam em melhorar a educação, investir na saúde física e mental de meninas e meninos, promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes das violências e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.