06 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

ENTREVISTA DA SEMANA Terça-feira, 29 de Outubro de 2024, 13:34 - A | A

Terça-feira, 29 de Outubro de 2024, 13h:34 - A | A

Xênia Guerra

“Uma das minhas prioridades foi lutar para aumentar a representatividade feminina nos espaços políticos, principalmente, na Ordem”

Ana Carolina Guerra | Redação

A advogada, Xênia Artmann Guerra, se candidatou para concorrer a presidência da OAB. Seu objetivo é transformar a classe da Ordem dos Advogados em um local mais efetivo e garantir o direito de todos os presentes. Uma das suas maiores indignações é o desrespeito entre os colegas de trabalho, principalmente com as mulheres.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Entre às quatro chapas apresentadas pelo Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) destaca-se a chapa “Coragem Para Mudar”, liderada pela advogada Xênia Guerra, que tem uma atuação significativa no interior do estado. Xênia oficializou sua candidatura ao lado de Fernando Augusto Vieira de Figueiredo, que ocupará o cargo de vice-presidente. O grupo 3 também conta com Yuri Robson Nadaf Borges (secretário-geral), André Luiz Soares Bernardes (secretário-geral adjunto) e Clarissa Lopes Dias Maluf Pereira (tesoureira).

Centro Oeste Popular — Sabe-se das dificuldades que existem no mundo dos advogados, principalmente quando se trata de mulheres no poder. É comum vermos homens na frente e poucas mulheres com coragem de enfrentar o sistema. Como foi para você escolher e se candidatar à presidência da OAB?

Xênia Guerra — Como diz o nome da chapa: coragem para Mudar. Nunca fugi de desafios e ao longo da minha trajetória na advocacia uma das minhas prioridades foi lutar para aumentar a representatividade feminina nos espaços políticos, principalmente, na Ordem. Em Sinop atuei para criarmos a Comissão da Mulher Advogada, mas não apenas isso. Percorri vários municípios não apenas na defesa da criação da comissão dentro da entidade, mas também para que tivéssemos direito a cadeira nos Conselhos Municipais. Agora, fui convidada a liderar este movimento em defesa de uma integração entre os advogados da capital e do interior e não podia me omitir diante da falta de identificação da nossa advocacia com a atual gestão. Então, com certeza, me orgulha muito estar diante de mais um desafio e com o compromisso de representar de fato as mulheres advogadas, de combater as violências de gêneros, mas também de lutar por todos.

Centro Oeste Popular — Nos últimos tempos, tivemos a morte do Renato Nery, de 72 anos, no qual foi atingido por sete disparos de arma de fogo na calçada logo após sair do seu carro. De que forma analisa essa situação e a maneira como lidaram para resolver o caso?

Xênia Guerra — Olha, lamento muito a violência contra nossos colegas advogados. Precisamos que a nossa Ordem seja mais efetiva, mais atuante e não permita que essa violência cresça de maneira desenfreada em nosso estado. É inadmissível que um ex-presidente da Ordem envie um documento com denúncias graves e nada seja feito. Nenhuma providência seja tomada. A OAB não pode ser omissa e hoje a nossa entidade não nos representa. Precisamos de uma OAB sensível ao tema e queira efetivamente enfrentá-lo.

Centro Oeste Popular — Recentemente presenciamos um caso, onde se tratava de um advogado discriminando uma colega de trabalho, pela sua escolha sexual. Alguns defenderam o sujeito e outros a vítima, com tudo, esperavam que a atual presidente Gisela Cardoso defendesse a colega e se declarasse contra qualquer prática preconceituosa e discriminatória. De que maneira analisa toda essa situação, o que esperava da presidência e caso aconteça em sua governança, como irá lidar com esses casos?

Xênia Guerra — Inclusive, esta foi uma pauta que ganhou repercussão nacional após cobrar providência da atual presidente, que se omitiu e continua se omitindo sobre o assunto. Até hoje ela não fez nenhuma declaração, colocou outras pessoas para falar por ela. O que é uma vergonha. Nossa luta pela paridade, por uma Ordem mais igualitária teve um custo e não podemos aceitar que justo agora, quando conquistamos a paridade, quando temos uma mulher no comando da OAB, a violência de gênero seja permitida dentro da Ordem. Lamento profundamente e me solidarizo com as vítimas deste conselheiro, que por fim pediu afastamento do conselho, mas deixo claro mais uma vez que a atual presidente foi completamente omissa sobre esse assunto. Como presidente não haverá espaço para essas violências, todas serão punidas conforme o que prevê nosso regimento da Ordem.

Centro Oeste Popular — No último dia 21 saiu uma matéria do Olhar Direto, alegando que faltou coerência da sua parte, pois, a sua chapa não traz representatividade prometida e deixa interior 'sem espaço'. Até que ponto essa situação é verdadeira e como está combatendo supostas matérias falsas?

Xênia Guerra — Não tem nenhuma verdade nisso. Primeiro vamos deixar claro que a OAB tem gastado o dinheiro da anuidade com mídia paga em sites que estão publicando desinformação. Mas vamos aos números. Na minha chapa tem 59 membros do interior e 57 da capital. E quando comparamos a formação das chapas de 2021 e 2024, fica mais evidente ainda que estamos comprometidos em garantir a representatividade do interior. Em 2021, a composição dos conselheiros estaduais, era de 41 da capital contra apenas 35 do interior, estes em sua maioria suplente. Já em 2024, são 46 conselheiros da capital e 49 do interior. Isso mostra claramente nosso compromisso em incluir toda a advocacia de Mato Grosso. E se olharmos para a representação na diretoria de nossa chapa, temos dois representantes do interior, e o mesmo ocorre com a Caixa de Assistência. Estamos aqui para garantir que a OAB seja verdadeiramente representativa, e isso não se faz com notas pagas em veículos que distorcem os fatos. A nossa proposta é clara: unir o interior e a capital em prol de uma advocacia mais forte e mais justa. Vamos transformar a OAB-MT e garantir que o dinheiro da sua anuidade seja usado para valorizar a advocacia, não para promover a desinformação. E para isso é preciso ter coragem para mudar.

Centro Oeste Popular — Agora falando um pouco sobre a sua campanha. Como está sendo, e como pretende trabalhar caso seja eleita? Quais projetos serão realizados em prol da melhoria da classe dos advogados e advogadas?

Xênia Guerra — Esta campanha está sendo gratificante. É ótimo receber o carinho e o reconhecimento dos nossos colegas de que temos o melhor projeto para nossa Ordem. Primeiro queremos voltar a abrir as portas da nossa casa, sendo a OAB-MT, para todos os advogados e advogadas, garantir que eles tenham acesso direto a nossa diretoria e sejam respeitados e valorizados. Depois quero garantir a democratização da Ordem. Uma das nossas propostas é garantir que toda a classe possa participar da escolha do Quinto Constitucional, por exemplo, mudar esse formato, para que você, advogado ou advogada, também possa participar. É hora de devolver o poder à advocacia. Juntos, conseguiremos garantir que a escolha do representante do quinto de fato represente toda a advocacia. Temos ainda como proposta a criação de uma Central de Atendimento das Prerrogativas, com a contratação de advogados remunerados para atuarem, exclusivamente, na defesa das prerrogativas, inclusive em regime de plantão em todo Estado, devolver 100% da anuidade mediante créditos para cursos da ESA, lutar pelas melhorias na estrutura do Poder Judiciário, queremos garantir também que a advocacia participe das tomadas de decisões com relação ao orçamento, vamos oferecer mentoria para os jovens advogados, advogadas e outras propostas que podem ser encontradas no nosso site de campanha (www.xeniaguerraadv.com.br).

Centro Oeste Popular — Em seu lançamento de chapa, mais de mil advogados vieram te dar apoio, onde alguns declararam em redes sociais que querem você na presidência. Como vem se sentindo com esse apoio? Esperava ser tão bem recebida na capital? O apoio que recebe aqui é o mesmo do interior?

Xênia Guerra — Tem sido surpreendente a recepção tanto na capital quanto no interior. Realizamos nosso lançamento também em Sinop, cidade de onde é minha origem na advocacia, e vamos percorrer Mato Grosso para levar nossas propostas e agradecer também o carinho recebido. Estou muito feliz e orgulhosa dessa trajetória, dessa caminhada, ao lado de pessoas que têm serviço prestado pela Ordem, de pessoas que querem ajudar a transformar nossa Ordem, em resgatar nossa entidade para devolver aos advogados. Somos o interior, a capital, o advogado público, o privado, a mulher advogada, o homem advogado, somos os jovens e os experientes, essa pluralidade tem sido reconhecida pela advocacia. Montamos um time incrível e por isto a recepção tão calorosa.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image