CO Popular- Como nasceu a YOD?
Yael Botelho- A YOD nasceu em 2007 com o objetivo de estreitar o relacionamento entre marcas e seus públicos e de se tornar referência no mercado da comunicação corporativa no estado de Mato Grosso.
CO Popular- Que tipo de assessoria é prestada pela YOD?
Yael Botelho- Há 15 anos trabalhamos com posicionamento na mídia, construção e gestão de imagem. Divulgamos produtos e serviços dos nossos clientes, tornando suas empresas conhecidas e reconhecidas, gerando valor e reputação para suas marcas.
CO Popular- Quais os principais tipos de clientes?
Yael Botelho- Ao longo de todos esses anos temos atendido clientes dos setores de venda direta, alimentação, tecnologia, imobiliário, energia, serviços essenciais, automóveis, lazer, entre outros. Produzimos conteúdos (inclusive bilíngues) e prestamos serviços de consultoria e Assessoria em Comunicação.
CO Popular- Que diferencial a YOD oferece para quem procura uma assessoria?
Yael Botelho- Além de sermos uma assessoria bilíngue, um dos grandes diferenciais da YOD é que ela integra uma rede de agências afiliadas com escritórios em mais de 20 capitais no país. Isso significa que temos parceiros por todo o Brasil e nos confere maior capilaridade na distribuição dos conteúdos e uma entrega de resultados contundentes para nossos assessorados.
CO Popular- Quando se deve buscar uma assessoria?
Yael Botelho- Uma assessoria deve ser contratada quando uma empresa ou marca pessoal precisa gerar credibilidade e ser reconhecida como autoridade. Para você saber se precisa de uma assessoria em comunicação, deve se perguntar o quanto a divulgação midiática traria impacto para seu negócio.
CO Popular- A que você atribui o sucesso da YOD?
Yael Botelho- É muito importante mencionar que essa grande trajetória só foi possível porque teve a força, a coragem e o talento de cada um dos profissionais que fizeram ou
que fazem parte da equipe YOD. Pessoas que normalmente não aparecem, que ficam nos bastidores, mas que foram/são fundamentais para que tudo funcione, nos possibilitando chegar até aqui entregando serviços de comunicação estratégica com foco na geração de valor, na criação de oportunidades de negócios para nossos clientes.
CO Popular- Existe algo que você considere relevante e que tenha sido determinante em todo esse processo?
Yael Botelho- A YOD é filiada à Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação, entidade que reúne as agências de comunicação corporativa de todo o país. Isso faz com que estejamos ainda mais atualizados a respeito das tendências dos negócios na nossa área específica, melhorando o nosso desempenho empresarial e a prestação de serviços aos clientes. Além disso, sempre primamos pela qualidade e inovação dos serviços, defendendo a importância de uma comunicação cada vez mais profissional, com a premissa de que a base de nossos relacionamentos precisa ser ética e respeitosa.
CO Popular- Ter atendido tantos clientes ao longo de todos esses anos certamente traz uma sensação de realização. Mas existe um job ou uma história que você gostaria de destacar?
Yael Botelho - Certamente há vários trabalhos que ficarão para sempre em nossas memórias, mas há um em especial, que eu posso afirmar que foi de uma importância ímpar. Em 2018 tivemos a honra de atender a Seja Digital, quando a digitalização da TV aberta permitiu que os telespectadores passassem a assistir aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade. Para mim, que vi a mudança da TV em preto Branco para a TV em cores, ter a oportunidade de trabalhar nesse belo projeto que cuidou da migração do sinal analógico para o digital em Cuiabá e mais 05 cidades da baixada cuiabana, foi sem dúvida alguma um enorme privilégio. Poder participar ativamente desse importante momento na história da televisão no Brasil, após 60 anos de TV analógica, foi único e intenso. Dessa experiência levo aprendizados para a vida.
CO Popular- O que é YOD?
Yael Botelho- No alfabeto hebraico, o Yod é a décima letra e a menor, porém a mais frequente de todas na escrita. Simboliza o átomo das consoantes, o formato a partir do qual todas as letras começam e terminam. Um mero ponto de energia divina suspenso no ar, que indica a onipresença de Deus. O incessante início e fim de tudo.
CO Popular- A YOD também trabalha com gerenciamento de crise?
Sim! Todas as empresas estão sujeitas à situação de crise. Principalmente hoje, na era da internet, as crises atingem quaisquer tipos de negócios, sem discriminação. Elas surgem em todas as formas e tamanhos, e não há pessoa, entidade ou região que seja imune aos seus efeitos. Sua própria definição varia conforme o setor. Segundo dados da Pesquisa Global de Crises de 2019, realizada pela PwC, quase 8 em cada 10 líderes brasileiros enfrentaram pelo menos uma crise corporativa nos últimos cinco anos. O percentual está acima da média global de 69%