O ProBeleza, feira que em mais de 2 décadas de realização, recebeu cerca de 186.674 visitantes, 1.178 expositores, 4.560 marcas, mais de 200 cursos e mais de 13.866 alunos, está de volta em 2022.
O evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso.
Para conhecer um pouco mais sobre o ProBeleza, a reportagem do CO Popular bateu um papo com a organizadora do evento, dona Cilbene Falcão. Em entrevista ao Jornal ela fala sobre o segmento da beleza, a importância do evento entre outros assuntos.
CO Popular- O ProBeleza nasceu em 2000, mas antes dessa marca, vocês já trabalhavam com o segmento da beleza?
Cilbene Falcão- O ProBeleza começou antes do ProBeleza, quando tínhamos uma montadora que fazia o Congresso Mato-grossense de Cabeleireiros, Manicures e Esteticistas chamado - Feira da Beleza. Trabalhamos com esse nome por 5 edições em parceria com o sindicato, que por razões internas decidiu não continuar. Então, resolvemos que seguiríamos com outra marca. Assim nasceu o ProBeleza, que está há 22 anos no mercado. Paramos na 19ª edição, com um material bem farto para a comemoração dos 20 anos da marca, mas não aconteceu, em razão da pandemia. Amanhecemos na 22ª edição!
CO Popular- Pode nos explicar quem são os profissionais da beleza e o que o evento agrega aos participantes?
Cilbene Falcão- Os profissionais da beleza são as manicures, as cabeleireiras, as esteticistas, que lotam o evento em busca de atualização. Elas frequentam as escolas de sua escolha, fazem o curso e vêm ao ProBeleza em busca de atualização, querem aprender a fazer o penteado e o corte que está na moda, que são ensinados nos cursos e nas apresentações de palco que acontecem durante o evento.
CO Popular- Vocês tinham consciência da importância do evento para o profissional da beleza de Mato Grosso?
Cilbene Falcão - Eu confesso que apenas recentemente, quando, em Rondonópolis, entrei no salão e a dona gritou: Gente do céu! É a dona Cilbene, a responsável pela formação de todo o profissional aqui. Então, eu não tinha essa consciência do quanto o ProBeleza foi fundamental para a formação do profissional da beleza no Estado. Essa dimensão eu não tinha ainda, mas trabalhamos com duas coisas importantíssimas: a qualificação e o fato da feira ser multi.
CO Popular- Em tantos anos de ProBeleza, as pessoas que participam já se sentem íntimas, tanto do evento, quanto de vocês que organizam. A que vocês atribuem isso?
Cilbene Falcão - Eu e minhas filhas Anna e Maria estamos à frente da feira há mais de 20 anos. As meninas começaram ainda muito novinhas e trabalhando com uma feira multi, conseguimos ver a adesão desses profissionais. Mas muito além disso, eu não sei se é a forma como são tratadas ou, se pelo fato de terem visto as meninas crescerem como as filhas delas, trouxe essa proximidade, essa familiaridade delas para conosco, que hoje, nos enxergam muito íntimas.
CO Popular- Caravanas do Estado inteiro já estão fechadas para o evento deste ano, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro. Como vocês conseguem atingir o interesse desses profissionais de outras cidades?
Cilbene Falcão- Os profissionais de outras cidades também vêm em busca de acesso a produtos de beleza das mais variadas marcas, apresentados pelos expositores que comparecem à feira. Por exemplo: muitos representantes de produtos não chegam em determinadas cidades do interior de Mato Grosso e o profissional sabe que vindo ao ProBeleza terá a chance conhecer o material e ainda ter acesso ao técnico, que ensinará como ter melhores resultados com o produto.
CO Popular- Inúmeros profissionais mundialmente conhecidos já participaram do evento. Pode nos citar alguns deles? Existe algum que superou as expectativas?
Cilbene Falcão- Ao longo desses anos, nós trouxemos grandes nomes, como Duda Molinos, Celso Kamura, Mauro Freire, Marcos Proença, Paulo Persil, Rodrigo de La Lastra, Rodrigo Cintra, entre outros, que muitos profissionais acompanham pela TV fazendo belíssimas transformações e querem ver de perto o trabalho deles. Quando trouxemos Duda Molinos, que cuidou dos cabelos de famosas como a Gisele Bündchen e Carolina Dieckmann, preparamos o auditório para 800 pessoas. Na hora do curso, precisamos colocar mais 200 cadeiras, devido ao tamanho interesse por esse profissional.
CO Popular- De que forma os expositores são atraídos para o evento? A procura parte deles ou vocês também fazem esse contato?
Cilbene Falcão- Normalmente o contato vem do próprio expositor. Eles relatam que a partir de julho os salões param de comprar, pois esperam a feira para pesquisar novidades, lançamentos e preços. É lá que os salões fazem as compras e se abastecem para as festas de fim de ano, formaturas de dezembro e janeiro e os fornecedores só retomam as vendas depois de fevereiro. Por isso, o ProBeleza tornou-se um marco pra eles, virando uma referência e fazendo o sucesso do nosso evento.
CO Popular- Para vocês, que sempre fizeram um evento presencial, atraindo milhares de pessoas anualmente, como foi enfrentar uma pandemia?
Cilbene Falcão - Para não parar, a ideia era inovar! Foi o que fizemos. O que posso dizer é que estamos num processo de transição do projeto pós-pandemia, do papel para a palma da mão! Foi um período de aprendizado para todos.
CO Popular- Com esses dois anos sem o evento, vocês têm uma expectativa de público para este ano?
Cilbene Falcão - As pessoas estão ansiosas para participar de eventos presenciais, estão cada vez mais querendo se encontrar. Percebemos muito interesse pelos cursos que serão ministrados nesta edição. Como houve essa lacuna de dois anos, nossa expectativa é de que o evento seja um sucesso, já que os profissionais estão ansiosos pelo presencial. Lembrando que na última edição tivemos perto de 14 mil pessoas em 3 dias de evento.
CO Popular- Com uma programação bem extensa, é possível citar alguns dos cursos ou workshops que têm sido mais procurados?
Sim! Há opções para os mais variados interesses e públicos.
Recomendamos que os interessados entrem no site do evento https://probelezacuiaba.com.br/cursos e acesse a programação completa.