09 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 09 de Novembro de 2020, 09:23 - A | A

Segunda-feira, 09 de Novembro de 2020, 09h:23 - A | A

“A população cuiabana deseja por mudanças. Querem pessoas novas, querem os represente”

Regina Botelho Da Redação

Gisela Simona Viana de Souza (Pros) foi diretora do Procon de Mato Grosso por 12 anos. Defensora dos direitos do consumidor, que diz ter aprendido a enxergar os problemas de Cuiabá e os limites dos órgãos públicos. Uma experiência que, hoje, a faz candidata a prefeita da Capital. Em entrevista ao CO Popular ela fala das suas prioridades, propostas e desafios caso seja eleita no próximo dia 15 de novembro. Confira.

CO Popular- Como está a campanha "corpo a corpo" com o eleitor em Cuiabá?

Gisela Simona- Estou satisfeita com a campanha nas ruas. Sentimos uma onda crescendo, bastante positiva com várias pessoas aderindo a nossa campanha. Na verdade, as próprias pesquisas que aparentemente não sejam favoráveis, elas nos fazem sonhar e acreditar no segundo turno. Estamos confiante. Isso, mexe com a gente e vemos outras candidaturas caindo e nós sempre crescendo é positivo. Quando a gente estuda as pesquisas, observamos que nossa rejeição é menor do que já esteve na disputa. Nessa reta final, estamos fazendo um grande trabalho na periferia onde as pessoas não nos conhece. Estamos no corpo a corpo, passando de casa em casa porque nossa candidatura não tem medo de olhar nos olhos das pessoas, apertar as mãos da população respeitando todas as regras de segurança.

CO Popular- Qual o clamor da sociedade cuiabana candidata?

Gisela Simona- Anseios por mudanças. Querem pessoas novas, querem alguém como a gente que os represente. Uma pessoa de valores de mãos limpas, uma pessoa honesta e isso é muito bom ouvir. Percebemos que a população cuiabana é honesta, trabalhadora e quer alguém assim para assumir a prefeitura de Cuiabá.

CO Popular- Caso a senhora seja eleita o que a população pode esperar da sua gestão?

Gisela Simona – Caso seja eleita, meu primeiro trabalho será o combate a corrupção. Vamos fazer uma auditoria nos contratos e rever as compras. Será nossa prioridade, nosso primeiro enfrentamento. Na sequência, tratarmos a saúde que hoje é um dos serviços mais precários da cidade de Cuiabá. Hoje temos uma cobertura de 45% e queremos ampliar para 80% o atendimento nas unidades de saúde. Acredito que podemos melhorar a questão da saúde primária, investindo na prevenção. Precisamos resolver a questão da fila do SUS. Iremos trabalhar e investir na prevenção primária. Com relação a fila, na nossa gestão ela será transparente e pública. Ela precisa ser real, e atender quem está na frente e com situação mais grave. Queremos acabar com tráfico de influências.

CO Popular- Candidata qual serão suas propostas pra população LGBT?

Gisela Simona- O que a gente propõe é um conselho, onde a gente possa discutir as prioridades. Justamente descobrir quais causas dessa descriminação, a questão de como combatê-la de forma eficaz. Nós queremos respeitar as adversidades, que a gente possa ter esse público junto conosco para discutir onde estão os principais pilares que acabam causando essa segregação que não deve existir na nossa sociedade. Nós precisamos trazer esse público junto conosco, ouvi-los, para poder discutir aquilo que o poder público pode ajudá-los

CO Popular- Quais são as suas propostas para o transporte coletivo, VLT e acessibilidade urbana?

Gisela Simona - O transporte coletivo é uma das nossas prioridades. A licitação que foi feita será reavaliada, porque o contrato não tem como previsão do novo modal de transporte seja o VLT ou BRT. Temos uma cidade rasgada, destruída no meio em razão do VLT. O transporte público é precário, conta com ônibus velhos que deveriam ter no máximo quatro anos de uso estão com 10 anos rodando na praça. A tarifa cara em relação aos serviços que ela presta. Com o calor da Capital, os veículos não são climatizados. Os motoristas descem dos ônibus para ajudar cadeirantes a entrarem nos ônibus, pois a rampa de acesso está quebrada e enferrujada. A questão do transporte coletivo é gravíssima, o sistema não atende à demanda da cidade. Com relação ao VLT, vejo que está faltando alguém falar a verdade para o cidadão, pois embora o modal seja um transporte moderno ele terá um custo alto. Embora essa decisão seja do Governo do Estado, assumo o compromisso que caso seja eleita, na minha gestão irei cobrar e ter uma resposta do governador Mauro Mendes. O que não pode acontecer, é continuar do jeito que está. A acessibilidade é péssima com calçadas horríveis, quebradas estreitas que não dá para passar os cadeirantes e muito mais os pedestres. São situações antigas que merecem atenção e o poder público terá que ser adequar.

CO Popular- Quais são os desafios da senhora ser a única mulher entre outros 7 candidatos a disputar a eleição?

Gisela Simona- Realmente é um desafio. Cuiabá tem 300 anos e nunca teve uma mulher prefeita em história. Existe uma grande bandeira a ser superada. Me sinto satisfeita, em estar nesse processo juntamente provocando essa representatividade da mulher na política. As mulheres exercem cargos importantes em vários segmentos, demonstrando suas competências, mais na política essa questão ainda é bem pequena. Queremos demostrar que podemos estar em qualquer lugar que queremos e que quisermos estar. Temos competência é preciso que a gente faça essa participação na política.

CO Popular- Com relação ao servidor municipal, a senhora tem alguma proposta para o funcionalismo?

Gisela Simona- Sim. Pretendo implantar programa de contratação de servidores exclusivamente comissionados, com as devidas qualificações para o desempenho das funções, aliando a parte política e a capacidade técnica, análise curricular, de experiência e de perfil. A proposta também é implantar a Escola do Servidor Público Municipal, em parceria com demais entidades públicas (CGE, CGU, TCEMT e AMM), com o objetivo de garantir a capacitação dos servidores de forma continuada, seja por meio de cursos presenciais ou a distância. No plano também prevê a capacitação continuada especial para líderes e demais servidores da alta administração e também promover a modernização no uso de ferramentas de gestão eletrônica, que possa de fato implementar a cultura Papel Zero em toda administração sistêmica municipal e preparar o serviço público para os novos desafios de mercado, como o Teletrabalho.

CO Popular-  Os desafios são grandes, a senhora conseguirá vence-los, caso seja eleita?

Gisela Simona –  É verdade, mas é saber que podemos mudar tudo isso que nos estimula. Buscaremos aprender e a pôr em prática os bons exemplos, nada é impossível. Pretendemos ser um divisor de águas, provando que é possível avançar em transporte, em educação, em saúde, saneamento, infraestrutura sem que nos contaminem com práticas nocivas, com esquemas espúrios. Cuiabá merece muito mais além em bom trabalho e muito melhor do que temos vivido e experimentado, ultimamente.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image