Começou nesta quarta-feira, 8, a Etapa Regional da Conferência Nacional de Educação (Conae).
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), é um espaço participativo e democrático, para que a sociedade contribua com o desenvolvimento da Educação Nacional.
A IV edição do evento, Regional Oeste, é realizada em Tangará da Serra e conta com a participação dos municípios de Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia, Santo Afonso, Sapezal e Porto Estrela, representados por seus respectivos delegados.
O primeiro dia do evento aconteceu de maneira remota e nesta quinta-feira, 9, as plenárias ocorrerão de forma presencial na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Tangará da Serra, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Com o tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, esta edição do evento avaliará a implementação do II Plano Nacional de Educação (II PNE) com ênfase no cumprimento das metas e estratégias propostas pelo documento, além de estudar soluções para os desafios enfrentados nas políticas públicas educacionais. O encontro também conta com a participação da sociedade para a elaboração e aprovação do PNE.
Dentre os tópicos a serem discutidos nas plenárias estão: valorização dos profissionais de educação, remuneração, inclusão, acessibilidade, direitos humanos e ambientais, políticas de cotas, diversidade, democratização do acesso, limites e educação nos tempos de pandemia e desenvolvimento da educação profissional/tecnológica.
Também podem participar como ouvintes: professores, técnicos administrativos educacionais, apoios administrativos educacionais, estudantes, pais e/ou responsáveis, gestores de escolas, membros de conselhos, universidades, instituições integrantes de organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil.