15 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

EDUCAÇÃO Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023, 09:23 - A | A

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023, 09h:23 - A | A

EDUCAÇÃO SUPERIOR

MEC participa da inauguração da Usina Solar da Ufal

Instalação supre parte da demanda energética da Universidade e é usada como espaço de ensino e laboratório para pesquisas sobre inovação e eficiência energética

Redação

OMinistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), participou da inauguração da Usina Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A cerimônia ocorreu na segunda-feira, 13 de novembro, na parte externa do Campus A.C. Simões, em Maceió (AL).

O  MEC foi representado pela secretária de Educação Superior, Denise Pires, que destacou a importância do investimento em educação e pesquisa para o desenvolvimento do País. “Isso nos emociona porque é uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil há uma década. Não existe nenhum país desenvolvido sem investimentos na pesquisa e na educação. O futuro do País passa pelas universidades”, ressaltou.

A Usina Solar Fotovoltaica da Ufal está localizada estrategicamente ao lado do Fórum Universitário, na entrada do Campus A.C. Simões, em Maceió, e ocupa uma área de três mil metros quadrados. Além de suprir parte da demanda energética da Universidade, a Usina já está sendo utilizada como espaço de ensino e laboratório para pesquisas nos cursos de graduação e pós-graduação e até de estudantes do ensino médio, que a visitam para conhecer projetos de inovação e eficiência energética.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O local tem uma sala de aula e de treinamento; eletrocentro, onde estão instalados os inversores; secretaria; sala de reuniões; almoxarifado; e a cobertura, destinada à instalação de estações meteorológicas.

O prédio da Usina Solar segue padrões rigorosos de eficiência energética, sendo candidata ao Selo Procel Edificações. Segundo o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, “esse investimento representa um passo sólido da Ufal em direção a um futuro mais sustentável, evidenciando o compromisso da instituição com a inovação, pesquisa e responsabilidade ambiental. Mas, para além disso, é o nosso alinhamento com a missão das universidades de formar pessoas que vão atuar na nossa sociedade e promover mudanças”.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image