08 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

EDUCAÇÃO Terça-feira, 03 de Setembro de 2019, 10:39 - A | A

Terça-feira, 03 de Setembro de 2019, 10h:39 - A | A

SETEMBRO AMARELO

Mato Grosso teve 117 suicídios em seis meses; falar sobre o tema evitaria 90% dos casos

OLHAR DIRETO

O número de suicídios em Mato Grosso, de janeiro a julho de 2019, foi menor do que em 2018. No entanto, os dados são alarmantes. Em apenas seis meses, 28 mulheres e 89 homens tiraram a própria vida – contra 27 mulheres e 111 homens do ano passado. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados com conversa e acolhimento. Pensando nisso, entidades do estado organizam, no próximo dia 17 de setembro, o Iº Seminário Estadual de Prevenção e Pósvenção do Suicídio, com uma ampla programação voltada à discussão do tema.



A data foi escolhida porque é neste mês que acontece a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O ‘setembro amarelo’ foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o objetivo de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

 



Em Cuiabá, o autor do livro "Tenho Depressão, E agora?", idealizador e coordenador do Grupo de Apoio Terapêutico #Fale, Alan Barros, é um dos organizadores do Seminário. Atualmente, ele faz também o acolhimento gratuito, todas terças-feiras, de pessoas que sofrem de depressão, no Cine Teatro Cuiabá. O grupo, coordenado em parceria com a psicóloga Flávia Haddad, já conta com 90 pessoas de idades, ocupações e situação de vida diversas.

"Ali, dividimos experiências e descobrimos, com fraternidade, qual a melhor maneira de conduzir o problema. O trabalho começou despretensioso na casa da Flávia e foi ganhando corpo até chegarmos onde estamos hoje", afirma.

O Iº Seminário Estadual de Prevenção e Pósvenção do Suicídio será realizado no Teatro Zulmira Canavarros no dia 17 de setembro, das 14h às 21h. A entrada é de dois quilos de alimento não perecível, e as inscrições podem ser realizadas pelo site: www.tenhodepressaoeagora.com.br ou @tenhodepressaoeagora.

 



A programação começa com uma palestra com a coordenadora do Nesm, Samira Marcon, com o tema ‘Suicídio – Temos que falar sobre isto’. Em seguida, haverá uma mesa redonda, com a participação de pesquisadores e profissionais de saúde.

A tarde segue com uma capacitação em Prevenção e Pósvenção de Suicídio, ministrada por Alan Barros, e às 20h, haverá o encerramento, com um talkshow, em que participarão representantes de todas as entidades envolvidas.

Entre as entidades estão o Centro de Valorização da Vida, a Associação Mato-grossense de Psiquiatria, Assembleia Legislativa e Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Estudos da Saúde Mental de Mato Grosso (Nesm).

Serviço
 
Iº Seminário Estadual de Prevenção e Pósvenção do Suicídio
Quando?
17 de setembro
Onde?
Teatro Zulmira Canavarros
Inscrições: www.tenhodepressaoeagora.com.br


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image