17 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

EDUCAÇÃO Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 10:29 - A | A

Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 10h:29 - A | A

ESCOLAS CONECTADAS

Inscrição em cursos de educação digital no Avamec acaba no próximo mês

Coletânea de cursos sobre educação midiática é dedicada à formação continuada de professores e demais profissionais de educação

Redação

O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República — em parceria com organizações da sociedade civil — lançaram, no dia 7 de maio, uma coletânea de cursos autoinstrucionais sobre educação midiática. As inscrições para os interessados ficam abertas até 7 de junho, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A coletânea é dedicada à formação continuada de professores e demais profissionais da educação, além de abordar temas centrais da educação midiática para a cidadania digital, como enfrentamento à desinformação, segurança on-line, promoção dos direitos humanos e fortalecimento da democracia. Esses aspectos estão relacionados à cultura digital, que é a Competência Geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um dos eixos da BNCC Computação.   

Contexto

 A pesquisa Tic Educação 2022, publicada pelo Cetic.br, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelo Nic.br e pelo Cgi.br, indicou que 45% dos coordenadores pedagógicos entrevistados afirmavam que atividades sobre uso seguro, responsável e crítico da internet aconteciam pelo menos uma vez por mês em suas escolas.

No entanto, 37% dos respondentes disseram que isso ocorre apenas de forma esporádica, mostrando que a temática já está presente nas salas de aula, mas que existe espaço para seu fortalecimento no âmbito das escolas. Nesse sentido, a disponibilização dos cursos autoinstrucionais no Avamec visa oferecer caminhos para a capacitação dos professores nas temáticas de educação midiática e cidadania digital. 

Os cursos ofertados são:   

Educação midiática para adolescentes e jovens - Cidadão Digital    

Fake Dói: verificação de conteúdo na internet com técnicas abertas     

Atividades complementares de educação midiática   


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image