Por causa da pandemia da ovid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado para 17 de janeiro de 2021. Apesar do prazo a mais para estudar, a suspensão das aulas pode atrapalhar muitos candidatos. Para ajudar nessa reta final de preparação, conta com a ajuda dos especialistas da Escola do Farina e da Academia Letras e Números, que irão dar dicas para os candidatos.
Confira 5 dicas para aplicar nos dias de prova.
1- Mantenha a calma
O professor Sidney Farina, 68, da Escola do Farina, lembra que desespero não resolve prova. Segundo ele, o estudante deve pensar que a situação foi complicada para todos e mesmo aquele que acha que fez pouco deve lembrar que ainda assim é mais do que muitos fizeram.
2- Se alimente bem
Sandro Izaias, 52, do curso preparatório Academia Letras e Números, conta que muitos estudantes comem muito antes de ir para a prova, sem pensar no sono ou cansaço que virá depois. É importante se alimentar bem, mas, com os devidos cuidados.
Sandro conta que é bom levar lanche para comer enquanto faz a prova, mas que é preciso cuidado e evitar coisas doces demais, já que essas podem dar sede.
3- Se mantenha hidratado
Além disso, Sandro recorda uma recente experiência durante o simulado feito pelos alunos da Academia Letras e Números.
Enquanto faziam a prova, os estudantes precisaram utilizar obrigatoriamente as máscaras e por isso aumentaram a quantidade de água consumida. “Leve umas duas garrafinhas de água congelada”, orienta.
4- Preste atenção aos gráficos e tabelas
“Se é gráfico, é possível que não tenha cálculo, procure ler a questão com atenção”, aconselha Sidney. Segundo ele, esse tipo de questão é fácil, por não requerer tanto cálculo.
5- Foque no mais fácil
Sandro reforça a importância das questões tidas como fáceis. “Grandezas proporcionais, que envolvem regra de 3, porcentagem, escala. Função de primeiro e segundo grau ”
Ele conta que essas questões são aproximadamente 33% da prova, tendo a pontuação maior e mais fácil de se conseguir. Sendo assim, a dica é dar maior atenção às perguntas fáceis e medianas, que são as de geometria, principalmente espaciais.
No dia da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os vestibulandos chequem seus documentos, separem com antecedência o que levar para o local de prova, além de chegar no horário e seguir as orientações para fugir da eliminação.