A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) marcou para a próxima terça-feira (24.09) o efetivo exercício dos 221 professores nomeados por ato governamental em 22 de agosto. Os aprovados deverão procurar a Assessoria Pedagógica do município pelo qual foram nomeados, conforme portaria conjunta 01/2019/Seduc/Seplag. A escolha da unidade escolar para a efetiva posse começa às 08h e será feita conforme a ordem de classificação.
No caso dos primeiros colocados faltarem ou chegarem atrasados, serão chamados os aprovados subsequentes. Em seguida, serão convocados para escolher a escola com aulas livres os que chegaram atrasados.
Conforme a portaria, nos municípios onde foram empossados apenas um professor por disciplina, fica facultado ao servidor entrar em efetivo exercício a qualquer momento, desde que não ultrapasse o limite de 30 dias para a posse do servidor.
A Seduc esclarece que, para o efetivo exercício, o candidato tem que, obrigatoriamente, ter tomado posse na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realizado exames médicos e perícia. Após essa etapa, o candidato recebe o documento de aptidão para o efetivo exercício.