O município de Cáceres é o 4º maior criador de bovinos do país, e o maior do Estado, contendo 1,1 milhão das 30,2 milhões de cabeças criadas em Mato Grosso. Outras cidades também são destaque no cenário nacional, é o caso Nova Mutum e Sorriso, que estão entre as 10 maiores criadoras de aves do país. Já Primavera do Leste lidera o ranking de produção de ovos no Estado.
As informações foram divulgadas nesta sexta (20) pelo IBGE e fazem parte da pesquisa da Pecuária Municipal referente a 2018.
Apesar de Mato Grosso ter o maior rebanho bovino, São Félix do Xingu, no Pará, é que concentra o maior número de gado em um único município, com 2,3 milhões de cabeças. Em seguida vem Corumbá (MS), com 1,8 milhão, Ribas do Rio Prado (MS) com 1,1 milhão, e Cáceres com quase 1,1 milhão.
Outro destaque no levantamento é a criação de aves. No Brasil foram criados 1,4 bilhão de aves em 2018, das quais 60,3 milhões estavam em Mato Grosso, o que correspondeu a 4,1% do total. Os municípios com maior atividade neste tipo de criação são Nova Mutum com 11,9 milhões e Sorrisso com 10 milhões de aves.
A produção de ovos também é significativa, apesar da maior parte estar concentrada na região sudeste, que é responsável por 43,8% no país, em Primavera do Leste esse nicho rentabilizou R$ 263 mil só em 2018. No país foram R$ 14 bilhões.