16 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020, 10:01 - A | A

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020, 10h:01 - A | A

DURANTE 1 SEMANA

UFMT celebrará 50 anos com programação virtual durante 1 semana

Gazeta Digital

Cultura marcará a celebração dos 50 anos de história da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A programação tem início nesta quinta-feira (10) e se estenderá até a próxima quinta (17), sempre a partir das 17h, a transmissão poderá ser acompanhada tanto na página eletrônica dos 50 anos – que será lançada oficialmente na estreia, quanto no canal da TV Universidade (TVU), no YouTube, e nos canais de cada um dos projetos e equipamentos.

 

Habitualmente, as ações de dezembro marcam o encerramento da temporada artística dos grupos de arte e cultura – assim como o período letivo, ao mesmo tempo em que celebram o aniversário da Instituição. Este ano as apresentações serão em formato virtual, devido ao contexto pandêmico e às orientações da, Organização Mundial da Saúde (OMS), de distanciamento social para a manutenção da vida.

 

“Mais do que nunca, com todo o respeito e cuidado que o período pede, com a tristeza de muitos falecimentos e muitas pessoas tendo sido acometidas pela covid-19, pensamos que apesar disso, seria importante levar um pouco de arte e cultura para as pessoas”, destacou a professora Dorit Kolling, coordenadora de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), sobre a importância do evento para o atual contexto.

 

Desde que as atividades presenciais foram suspensas sem data para retorno, começou um processo de adaptação para todo o corpo acadêmico. “Esse foi um ano em que tivemos que nos reinventar, buscar alternativas diversas para continuar trabalhando, fazendo arte e levando o nosso trabalho de uma forma diferente e segura para as pessoas”, ressalta Dorit. As plataformas online ganharam destaque muito rápido, lives de todos os tipos e formatos, nas mais diversas plataformas, mais ou menos produzidas, ensaiadas ou improvisadas. O online se configurou como uma importante ferramenta para durante a pandemia, que foi adotada pelos diferentes grupos da UFMT para continuarem com as atividades.

 

“A arte e a cultura tem um papeis fundamentais na vida das pessoas e é essa mensagem que a gente quer levar para a programação dos 50 anos, pois esse papel fundamental vem sendo exercido há muito tempo na UFMT, desde o início da sua história”, a docente ainda aponta o destaque da Instituição no cenário nacional, por comportar tantas e diferentes obras e iniciativas de elaboração e promoção da cultura, com o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), Museu da Geologia, o Museu Rondon, o Teatro Universitário, o Cineclube Coxiponés – o mais antigo de Mato Grosso, o Coral UFMT, assim como projetos de extensão como UFMT com a Corda Toda, o Cena Livre de Teatro, entre tantos outros.

 

Confira agora os detalhes da programação:

Quinta-feira (10): Logo após o pronunciamento do reitor Evandro Soares da Silva e da mensagem da vice-reitora, a professora Rosaline Lunardi; o Coral UFMT iniciará a celebração com uma apresentação musical, com um coro virtual.

 

Sexta-feira (11): O grupo Cena livre de teatro dará sequência à programação com uma montagem de mini esquetes.

 

Sábado (12): Será a vez do projeto UFMT com a Corda Toda encantar os espectadores com uma apresentação especial dos projetos que compõem o programa.  

 

De domingo à terça-feira (13, 14 e 15): O Cineclube Coxiponés apresentará uma retrospectiva dos ganhadores das três últimas edições da MAUAL.

 

Quarta-feira (16): O MACP lançará no site da UFMT uma série de catálogos que compuseram algumas das exposições ao longo dos anos – eram impressos e agora foram digitalizados para o público.  Os catálogos já são verdadeiras obras de arte e permitem a população de acompanhar a trajetória dos artistas mato-grossenses.

 

Quinta-feira (17): O coral UFMT voltará com o documentário Contando e Cantando o Coral UFMT, sobre a história dos 40 anos da iniciativa, comemorados também em 2020.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image