Crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão aproveitar o cinema gratuito e de uma forma acessível nesta quinta-feira (26). O Shopping 3 Américas irá exibir a animação “Meu Amigãozão” de forma adaptada, em uma sessão que contará com volume de som reduzido, 50% das luzes acesas, além da liberdade para que os espectadores possam entrar e sair da sala a qualquer momento.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A iniciativa do Cinépolis, rede que atende a unidade, é realizada toda última quinta-feira do mês e visa proporcionar uma experiência agradável a pessoas com TEA e outras síndromes, transtornos ou doenças que acarretam hipersensibilidade sensorial em geral. De acordo com a presidente da Associação de Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA), Kelly Viegas, a proposta traz um sentimento de inclusão.
“É um momento muito importante para nós, podermos sair com nossos filhos em um cinema com sala adaptada. Tudo isso faz com que a gente sinta a inclusão, algo que é extremamente importante. O shopping está de parabéns”, frisa. A sessão será realizada às 13h30. Quem quiser participar, basta apresentar a carteirinha ou laudo na bilheteria para retirar a entrada, que é gratuita.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças possui Transtorno do Espectro do Autismo. A condição é caracterizada por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem. Os primeiros sinais aparecem ainda na infância, sendo que na maioria dos casos, ainda nos primeiros cinco anos de vida, tendendo a persistir pela adolescência e vida adulta.
Por isso, de acordo com a vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar (UB), autora de uma lei municipal que obriga que os cinemas de Cuiabá realizem sessão especial acessível a pessoas com autismo, ações como as realizadas no Shopping Três Américas são tão importantes, uma vez que garantem o lazer e bem-estar. “É um ambiente pensado na qualidade de vida das pessoas”.
Para a parlamentar, é importante que esse público tenha a oportunidade de desfrutar de uma atmosfera pensada nas suas individualidades e necessidades particulares. “A sessão tem uma iluminação e sons adaptados. Então, a criança e sua família têm essa liberdade de poder ir em um espaço que foi pensado e adaptado. Isso é promover a qualidade de vida para as crianças e todos seus familiares”.
O gerente de marketing do shopping, Patrick Lima, afirma que a unidade está sempre atenta em garantir a inclusão de todos os seus clientes. “Para nós é importante garantir que qualquer pessoa que frequente aqui se sinta confortável e atendida de forma especial. Nosso principal intuito é esse, promover espaços de acessibilidade e inclusão para toda a família”.