Servidores da Saúde de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá) paralisaram as atividades a partir desta quinta-feira (3). Eles acusam falta de pagamento desde setembro e só voltam ao trabalho quando a situação for resolvida.
O advogado Marcos Gusmão explica que são 69 funcionários lotados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e postos de saúde da cidade. Eles são contratados por uma empresa terceirizada, que alega não receber repasse da prefeitura para pagar os funcionários.
“Fizemos reunião com a prefeita ontem e ela garantiu que hoje iríamos receber, mas nada caiu na conta. A gente tinha certeza que isso seria resolvido, mas não ocorreu e tivemos que parar”, afirma o servidor.
Conforme o advogado explicou, geralmente os salários são pagos no dia 15 de cada mês. Dessa forma, está atrasado setembro, outubro e novembro está para vencer. O servidor conta que é frequente o pagamento com alguns dias de atraso, mas não passava de um mês para o outro.
“A situação está muito difícil. Têm pessoas passando necessidade, que só tem esse trabalho e não recebe”, relata.
Outro lado
A reportagem tentou contato prefeitura de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, mas as ligações não foram atendidas e nem as mensagens respondidas. O médico Euler Presa, responsável pela empresa terceirizada, também foi procurado, mas não houve resposta sobre o caso.