Depois de um final de semana extremamente quente em Cuiabá, a segunda (9) amanheceu mantendo a tradição meteorológica em agosto. A máxima prevista para o dia é de 40 graus e a umidade relativa do ar está baixíssima (10%). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), este é um estado cimlático de emergência.
Recomendações
A recomendação é suspender atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de Educação Física, assim como atividades que gerem aglomeração de pessoas em recintos fechados. Durante as tardes, é importante manter os ambientes internos umidificados, com aparelho próprio ou borrifando água no ar, deixando uma toalha molhada no ambiente e usando de outros artifícios, principalmente onde há crianças e idosos. Usar soro fisiológico para as narinas e lubrificantes para os olhos.
Não há previsão de chuva. Têm sido registrados apenas ventos fracos.
De hoje até sábado (14), a tendência é ainda de esquentar um pouco mais, de 41 graus na terça (10) até 43, no sábado (14).
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) marca o Estado entre os que podem ter surpresas meteorológicas, nas próximas 72h, devido ao tempo severo.