A equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo, esteve no município de Acorizal (70 km distante da capital) nesta segunda-feira (29) para apresentar as funcionalidades do APP e a importância para o fortalecimento do turismo no Vale do Rio Cuiabá. Acorizal será o segundo município a integrar o aplicativo com informações turísticas daquela região.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A reunião in loco integra o planejamento de expansão do aplicativo ‘Turismo Cuiabá’. Durante a visita, foi apresentado ao prefeito de Acorizal, Diego Taques e ao secretário de Cultura e Turismo, Dirceu Dino da Silva, os recursos existentes e as possibilidades para oferta do turismo local.
“Sabemos da importância desse aplicativo para o fomento do turismo da Baixada Cuiabana. Estamos trabalhando nessa expansão, sendo o objetivo, implementar as informações dos doze municípios que integram o Vale do Rio Cuiabá”, disse o secretário municipal de Turismo, Zito Adrien.
Em Cuiabá, esse trabalho já está na segunda fase. Esse incremento do turismo para a capital e para os demais municípios da Baixada Cuiabana segue com base em cinco eixos: organização, estruturação, atratividade, competitividade e qualificação profissional. “Com a sinalização positiva por parte da Prefeitura de Acorizal, assim como vai ocorrer em Barão, teremos as reuniões e oficinas com os servidores da prefeitura para conhecimento do funcionamento do aplicativo e importância dos dados oficiais através de cada empreendimento turístico. Assim como para o êxito do projeto na Capital e em Barão, a gestão de Acorizal terá que buscar o envolvimento dos membros do Conselho Municipal, para que tenhamos riqueza e detalhamento nos dados obtidos em campo”, explicou o coordenador técnico e turismólogo, Edu Sá.
“Toda parte técnica e a importância do setor do turismo trabalhar em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, vai reforçar as informações locais, sendo realizado por meio de um questionário com perguntas específicas, dentro da Aba Vale do Rio Cuiabá no aplicativo, para que, a inserção dos dados seja feita em tempo real, sobre onde o turista poderá se hospedar, onde comer, onde dormir e eventos”, acrescentou o coordenador.
Ficou definido como encaminhamento, a formalização por parte da Prefeitura de Acorizal mediante assinatura do Termo Aceite, para fazer parte do Projeto. Para os próximos dias, será agendada nova visita, com a participação do secretário Zito Adrien, acompanhado da equipe técnica para assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as Prefeituras de Cuiabá e Acorizal.
“A Baixada Cuiabana apresenta diversidade turística ímpar com suas belezas naturais, gastronomia, cultura, artesanato, história e proximidade entre os 13 municípios da Região. Esse trabalho realizado pela Secretaria de Turismo de Cuiabá junto às 12 prefeituras do Consórcio tem tudo para fortalecer a cadeia produtiva do turismo, com geração de emprego, renda e informações na palma da mão e de forma gratuita para moradores, visitantes e turistas”, destacou o Prefeito de Cuiabá e Presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Estiveram presentes, representando a Secretaria Municipal de Turismo, o coordenador técnico e turismólogo, Edu Sá, juntamente com o técnico Manoel Cesário, e por parte da Prefeitura de Acorizal participaram o Prefeito Diego Taques e o Secretário de Turismo e Cultura, Dirceu Dino da Silva.
O APP
O aplicativo “Turismo Cuiabá”, que contém o mapeamento turístico com roteiro completo do que fazer na zona rural e urbana da capital, já foi acessado mais de 320 mil vezes. O aplicativo está em funcionamento desde o dia 15 de junho, com previsão de ser lançado entre setembro e outubro desse ano, pela Secretaria Municipal de Turismo.
Para acessá-lo basta baixá-lo no Play store e Apple Store ou acessar o QR Code no site http://turismo.cuiaba.mt.gov.br. No aplicativo, é possível encontrar as rotas de gastronomia, igrejas, Centro Histórico, das cervejas artesanais, rotas dos balneários, de pesca esportiva, vinhos e cafés artesanais, regiões turísticas, bem como calendário de eventos. No total, são mais de 850 estabelecimentos já cadastrados de diversos segmentos", finalizou Zito Adrien.