08 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Sábado, 26 de Dezembro de 2020, 11:11 - A | A

Sábado, 26 de Dezembro de 2020, 11h:11 - A | A

CUIDADOS

Projeto PICs contribuiu para minimizar impactos da Covid-19 entre profissionais da saúde

REDAÇÃO

O Projeto em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), da Secretaria Estadual de Saúde, contribuiu, durante o ano de 2020, no autocuidado e promoção da estabilidade emocional de cerca de 600 profissionais da saúde do órgão estadual que estavam na linha de frente na luta contra a Covid-19.

O projeto foi idealizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde na SES e Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.  São parceiros da iniciativa a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto do Saber Ativo (ISA) e terapeutas voluntários.

Com objetivo de manter os profissionais saudáveis em sua vida pessoal e sócio- familiar, a SES ofertou atividades terapêuticas, como terapia Comunitária Integrativa; Yoga, Florais de Bach e Reiki à distância.  Todos os atendimentos foram realizados na modalidade online. Em novembro, teve início o curso de Plantas Medicinais disponibilizado em parceria voluntária como Instituto ISA. A responsável técnica pelas PICS, Else Salies, lembra que o acesso na plataforma do Youtube alcançou mais de 2.000 visualizações.

De acordo com a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Rosa Pires, além de atender trabalhadores da saúde que atuam em unidades hospitalares da capital, o PICs alcançou também os profissionais de mais de 20 municípios, com diferentes formações, tais como enfermeiros, administradores, nutricionistas, médicos, entre outras categorias.

“Desde 2019, quando a área técnica de Praticas Integrativa e Complementar em Saúde, passou a integrar a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde na Superintendência de Atenção à Saúde da SES, nosso foco foi efetivar a sua implementação no Estado de Mato Grosso, na perspectiva da prevenção de agravos, recuperação da saúde, com ênfase principalmente na Promoção da Saúde, voltada para o cuidado continuado de forma integral e interdisciplinar”, destaca Rosiene.

Segundo uma das enfermeiras e terapeutas voluntária no projeto, Vanessa Ferraz Leite, verificou-se que na prática da Yoga online, os servidores atendidos destacavam sentimento de angústia, desesperança, aperto no peito, tristeza profunda, medo, ansiedade, entre outras sensações. Após a aplicação do yoga os profissionais atendidos no projeto verbalizaram as principais melhoras: sensação relaxamento, calma, alongamento; Sentimento de atenção, despertar, gratidão.

Para o enfermeiro voluntário Jonatan Costa Gomes, participar desta história contribui para formação política e social de sua profissão.

“O projeto deve servir de inspiração para ações futuras, que se expanda não só para área da saúde, como para todas as áreas que possuem colaboradores atuantes no serviço e cuidado humano”, diz o profissional.

Conforme a coordenação do projeto, a secretaria trabalha para continuidade do serviço em 2021.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image