16 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 11:00 - A | A

Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 11h:00 - A | A

R$ 14,5 MILHÕES

População lota centro de Chapada dos Guimarães para inauguração da praça

Gazeta Digital

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhados da filha Maria Luiza, entregaram a obra de reforma da Praça Dom Wunibaldo e a construção de cobertura na Rua Quinco Caldas, em Chapada dos Guimarães, na noite deste sábado (16). A cidade ficou lotada com a presença de moradores da região e turistas, que aguardavam ansiosos por essa entrega.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Fronner, destacou que a entrega da obra é um marco histórico para a cidade. 

"O governador Mauro Mendes vem fazendo grandes obras e de qualidade no Estado, e aqui em Chapada dos Guimarães não foi diferente. Chapada está recebendo hoje esse atrativo, que será um cartão-postal da cidade e que vai encantar todos os chapadenses e mato-grossenses. Em nome de todos quero manifestar gratidão pelo que estamos recebendo hoje. Muito obrigado, governador, por nos dar essa praça e muitas outras obras”, disse.

 

O Governo investiu R$ 14,5 milhões para melhorar a estrutura e garantir área de lazer com acessibilidade no local. 

"Uma cidade só é boa para o turista se antes ela for boa para o cidadão que mora nela. Essa praça e a rua coberta não são para o turista, ela é para o chapadenses e para os mato-grossenses. Além dessa obra, vamos  continuar fazendo muito mais por Chapada, para que o turismo de toda a região se desenvolva ainda mais", afirmou o governador.

O senador Wellington Fagundes defendeu  que a estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães será importante para que o Estado continue fazendo obras importantes para a região de Chapada. 

"O governador Mauro, junto com a bancada federal, tem feito uma grande luta em Brasília quanto ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, para fazermos o que estamos fazendo aqui, obras lindas como essa. O parque é Nacional, mas pertence ao povo de Mato Grosso", defendeu o senador.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, ressaltou as transformações que estão sendo feitas no turismo mato-grossense. "Com os investimentos do Governo de Mato Grosso, o turismo está ganhando outro patamar dentro do Estado", disse.

A reforma da praça e a cobertura da rua foi feita por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), a qual forneceu os recursos, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), a qual executou a obra.

“O governador Mauro Mendes afirmou que investiria muito em turismo em Mato Grosso e é o que vem fazendo na sua gestão. Hoje, entregamos a revitalização da praça central e da rua coberta de Chapada dos Guimarães. Uma restauração que contempla o moderno aliado ao contexto histórico da cidade e da praça em si, respeitando seus monumentos tombados sem deixar de promover o lazer na cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

“Mais uma demonstração do que precisamos fazer em Chapada, estamos com várias obras que passam por Chapada. A ferrovia está chegando, o rio da Casca de dona Virgínia está recebendo a pavimentação. É isso que leva nosso governo adiante, não é sempre que surge um governador que faça esse investimentos todos os dias”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira.

 

Também estiveram presentes a senadora Margareth Buzzetti; os deputados federais Abílio Brunini e Gisella Simona; os deputados estaduais Max Russi, Beto Dois a Um, Carlos Avallone e Juca do Guaraná; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Grasi Bugalho (Assistência Social e Cidadania),  Laice Souza (Comunicação), Jefferson Neves (Cultura Esporte e Lazer), e Coronel César Augusto Roveri (Segurança Pública, Coronel); e vereadores de Chapada dos Guimarães.

A Inauguração contou, ainda, com apresentações regionais do cantor Raul Fortes, o trio Pescuma, Henrique e Claudinho e o grupo de Siriri do município, promovidas pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães.

 

A praça foi reformada mantendo elementos de sua arquitetura original, como seu traçado. Além disso, nenhuma das árvores existentes foi removida. Todo o piso foi trocado garantindo acessibilidade aos turistas e chapadenses. 

Agora, o local conta com playground lúdico, bancos de concreto e estacionamento para bicicletas. Após anos desativada, a fonte da praça foi revitalizada e conta com equipamento para apresentações artísticas com show de luzes e água. 

As ruas do entorno do local, Cipriano Curvo, Quinco Caldas e Fernando Corrêa tiveram o pavimento refeito em blocos intertravados, totalizando uma extensão de 566 metros. Foram realizadas ainda melhorias na drenagem das ruas e a revitalização das calçadas. 

Com um desenho inspirado na Igreja da Sé de Santana, a rua Quino Caldas recebeu uma cobertura metálica, o que permitirá que o espaço seja utilizado em dias chuvosos. O trecho também conta com iluminação de postes ornamentais e guarda-corpos, para proteger o espaço dos pedestres.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Toda a reforma no local teve aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e licenças da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Todos os setores municipais também foram ouvidos em audiências públicas no município, como a prefeitura, Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o padre José, que administra a igreja matriz.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image