14 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023, 10:55 - A | A

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023, 10h:55 - A | A

POSSÓVEL CONTAMINAÇÃO

População consome água retirada de garimpo desativado devido à seca em rio da cidade

Gazeta Digital

Há cerca de 30 dias, a população de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) está sem água nas residências. Os 28 mil moradores têm consumido água retirada de uma "cava garimpeira", que é um buraco aberto para garimpeiro de ouro, mas já sem uso. Em uma nota no site, a prefeitura admite que está ciente do problema com a falta de água, mas não deu nenhum prazo para a solução.

 

O deputado Wilson Santos (PSD) esteve no local e visitou o rio Bento Gomes, onde está instalada a captadora principal da concessionária Águas de Poconé. Segundo o parlamentar, o rio está seco, apenas com pedras, galhos secos e animais mortos. 

 

“O rio secou e a Águas de Poconé decidiu captar a água de uma antiga cava de garimpagem, um perigo. Suspeito que o produto possa estar contaminado por metais pesados, como chumbo e mercúrio. Materiais usados na extração de ouro", explicou o parlamentar.

 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 

Wilson esteve na sede da empresa e disse que uma funcionária garantiu que a água é limpa, tratada com cloro e flúor. Disse que a cada hora a água é testada para garantir sua qualidade, mas não pôde dar mais informações porque não tinha autorização da empresa.

 

Por fim, o deputado esteve na estação de tratamento de água, mas a segurança não permitiu a entrada.

 

“A seca do Rio é provoca por ações climáticas, pelas agressões à natureza e pela falta de preservação e manutenção do rio por parte do poder público. Vamos investigar o que está acontecendo. Levar o caso às autoridades competentes, como à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, para que verifique o problema e tome providências para que a população não corra riscos. [...] Estive com o prefeito Tatá Amaral (DEM) que disse que não tem interesse em renovar concessão com esta empresa por mais 15 anos”, disse.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image