22 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023, 10:59 - A | A

Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023, 10h:59 - A | A

AMPLIAÇÃO DE ATENDIMENTO

Novo Núcleo da Defensoria de Mato Grosso em Sapezal é inaugurado nesta quarta-feira

Gazeta Digital

A Defensoria Pública de Mato Grosso entrega uma estrutura nova, padronizada, com capacidade para receber crianças, idosos e pessoas com deficiência para a população de cerca de 29 mil habitantes do município de Sapezal, 509 km de Cuiabá, às 9h de quarta-feira (6). Na ocasião, a Administração Superior do órgão inaugura o novo núcleo do órgão na cidade, em cerimônia na presença de autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e da população local.  

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A nova estrutura oferece recepção ampla, com espaço climatizado, banheiros feminino e unissex, salas de trabalho individualizadas para assessores jurídicos, defensores e estagiários atenderem ao cidadão com privacidade, estrutura de trabalho novas, como computadores, mesas, cadeiras e, com a ampliação de um dos itens que mais prejudicava o atendimento no local, espaço.  

 

Na comarca, a Defensoria Pública é a porta de entrada para a solução de problemas de uma população cuja renda mensal média era de 2,8 salários mínimos, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021 e onde a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 46,29%. O município é um dos que mais cresceu no país, nos últimos 12 anos, com uma taxa de crescimento de 60,1%, em comparação entre o Censo de 2010 e 2022. O crescimento do Brasil no período foi de 6,45%.  

 

“No Núcleo anterior não tínhamos espaço para atender, o lugar era apertado, mal dimensionado, parte de um ar condicionado ficava na sala que a defensora usava, a outra, na recepção e os estagiários e servidores trabalhavam em salas sem ar. A estrutura era antiga e bem caótica. Agora, temos uma ampla recepção, ar condicionado em todos os ambientes, banheiros para o cidadão, para quem trabalha no local, copa e estacionamento. O lugar ficou lindo e equipado com móveis e equipamentos eletrônicos novos, não se compara em nada com o antigo”, festeja a assessora jurídica Ana Nino.  

 

Ana explica que o atendimento na Defensoria de Sapezal é muito intenso, e mesmo a comarca prestando atendimento apenas para a população do município, a sensação é outra. Lá, a média diária de atendimento é de 15 a 20 pessoas por dia, informa.   

 

“Aqui a impressão é de que atendemos 3 municípios. Temos uma alta demanda na área de direito de família, com ações de alimentos cumuladas com guarda, visitas e execução de alimentos. Outra demanda que o núcleo tem bastante é a de saúde. Mandamos muitos ofícios requerendo informações sobre as solicitações de consulta, cirurgia e fornecimento de medicamentos, além de protocolar ações na área de saúde”, informa.  

 

O novo núcleo é atendido pela defensora pública recém-empossada, Camila da Silva Maia, por uma assessora jurídica e 3 estagiários, um de pós-graduação, um de graduação e um de nível médio. Mas, atualmente as vagas de estágio de pós e de graduação estão vagas, por falta de candidatos.  

 

História - O Núcleo da Defensoria Pública em Sapezal foi instalado há 16 anos, quando funcionou numa sala cedida do Fórum local. A segunda defensora pública a atuar no local, Rosana Leite, hoje responsável pelo Núcleo da Defesa da Mulher em Cuiabá, conta que a cidade foi seu primeiro local de atuação e que guarda lembranças positivas de lá. E que acredita que o maior problema, em sua época, era a falta de um lugar próprio do órgão, com identidade visual de fácil reconhecimento para o cidadão se localizar.  

 

“Foi lá que realizei o meu primeiro júri, eternizado com um quadro em meu gabinete. Recebi todo o apoio dos Poderes e Instituições e fui muito bem recebida pela sociedade. Sapezal, pelo giro econômico, fruto da plantação de soja, necessita de trabalho árduo da Defensoria em prol dos menos afortunados, pois é uma cidade com pessoas de enormes condições financeiras, onde o inverso é a mais pura realidade. E, ter um lugar próprio e poder andar com nossas próprias pernas é a verdadeira independência e quem ganha, é a população”, avalia.    

 

O novo Núcleo de Sapezal é a oitava entrega do ano feita pela Administração Superior da Defensoria de Mato Grosso que, em 2023, inaugurou novos núcleos em Barra do Garças, Nova Xavantina, Mirassol d’Oeste, Juara, Rosário Oeste, Comodoro e, o principal deles, os Núcleos Cíveis Integrados, em Cuiabá. Desde a inauguração deste último, ele é tido como referência para outras Defensorias Públicas, no Brasil, de acolhimento, clareza de comunicação visual, beleza e oferta de bem-estar para o cidadão que procura os serviços do órgão.  

 

O que: Inauguração do Novo Núcleo da DPMT em Sapezal

Quando: Quarta-feira (6)

Onde: avenida André Maggi, 690, Centro de Sapezal

Como: Com a presença dos integrantes da Administração Superior, autoridades locais e população

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image