Os 15 anos de história da Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan) e de seus cooperados, especialmente dos fundadores, estão sendo eternizados em livro, que será lançado neste sábado, dia 9 de julho.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O livro Memórias da Cooperativa de Reciclagem de Tangará da Serra foi produzido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ao longo do primeiro semestre deste ano e sua finalização nesta terça-feira, dia 5 de julho, com a confecção das capas, através da oficina de produção de cartoneras, que é a confecção manual de livros, utilizando-se de papelão.
A oficina Cartonera contou com a participação das cooperadas e foi ofertada pela professora e organizadora do coletivo literário Curupira Cartonera, Flavia Krauss, um projeto de extensão de Letras da Universidade de Tangará da Serra.
“Estamos vivenciando aqui a finalização de um projeto de escrita, de memórias dos fundadores da Coopertan. Durante todo o semestre realizamos a coleta dessas memórias, que foram rememoradas oralmente e transcritas pelos membros da Curupira Cartonera. Essa transcrição originou o livro, que foi impresso, e é este livro que estamos encadernando hoje aqui”,
destaca a professora.
Entre as participantes, as cooperadas Simone Regina dos Santos e Rosani Lourenço da Silva, que adoraram aprender a técnica e, especialmente, uma nova maneira de reciclar o papelão, material presente em abundância na cooperativa.
“Gostei muito da oficina, pois estamos aprendendo como reutilizar com o que a gente tem”,
disse Simone, que há três anos trabalha no local.
“Bem legal o que estamos aprendendo. E tudo que aprendi aqui ainda vou levar para casa, ensinar meus filhos”,
completou Rosani, que há sete anos participa da Coopertan e dali tira o sustento aos filhos.
Foram impressos 100 livros que serão entregues a todos os cooperados, em evento solene aos trabalhadores e autoridades, neste sábado, dia 9.