06 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Quinta-feira, 07 de Julho de 2022, 16:06 - A | A

Quinta-feira, 07 de Julho de 2022, 16h:06 - A | A

15 ANOS

Memórias da Cooperativa de Reciclagem de Tangará da Serra são eternizadas em livro

Diário da Serra

Os 15 anos de história da Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan) e de seus cooperados, especialmente dos fundadores, estão sendo eternizados em livro, que será lançado neste sábado, dia 9 de julho.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O livro Memórias da Cooperativa de Reciclagem de Tangará da Serra foi produzido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ao longo do primeiro semestre deste ano e sua finalização nesta terça-feira, dia 5 de julho, com a confecção das capas, através da oficina de produção de cartoneras, que é a confecção manual de livros, utilizando-se de papelão. 

A oficina Cartonera contou com a participação das cooperadas e foi ofertada pela professora e organizadora do coletivo literário Curupira Cartonera, Flavia Krauss, um projeto de extensão de Letras da Universidade de Tangará da Serra. 

“Estamos vivenciando aqui a finalização de um projeto de escrita, de memórias dos fundadores da Coopertan. Durante todo o semestre realizamos a coleta dessas memórias, que foram rememoradas oralmente e transcritas pelos membros da Curupira Cartonera. Essa transcrição originou o livro, que foi impresso, e é este livro que estamos encadernando hoje aqui”,
destaca a professora. 

Entre as participantes, as cooperadas Simone Regina dos Santos e Rosani Lourenço da Silva, que adoraram aprender a técnica e, especialmente, uma nova maneira de reciclar o papelão, material presente em abundância na cooperativa. 

“Gostei muito da oficina, pois estamos aprendendo como reutilizar com o que a gente tem”,
disse Simone, que há três anos trabalha no local. 
“Bem legal o que estamos aprendendo. E tudo que aprendi aqui ainda vou levar para casa, ensinar meus filhos”,
completou Rosani, que há sete anos participa da Coopertan e dali tira o sustento aos filhos.

Foram impressos 100 livros que serão entregues a todos os cooperados, em evento solene aos trabalhadores e autoridades, neste sábado, dia 9.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image