Há 33 anos do Brasil e 25 desses residindo no Estado de Mato Grosso, mais especificamente em Tangará da Serra, o médico peruano José Antonio Yábar Sánchez é agora Cidadão Mato-grossense.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Yábar é casado com a médica do trabalho Elicene, pai de quatro filhos (Danilo, Claudia, Piero e Daniel) e avô do Arthur e da Bella.
O título foi dado a ele pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), através da indicação do Deputado Estadual Ulysses Moraes, diante dos serviços prestados ao Estado.
“Por seu exemplo de história vitoriosa, por sua dedicação e pelas contribuições ao Estado de Mato Grosso o Senhor José Antonio Yábar Sánchez merece o reconhecimento designado por meio do Título de Cidadão Mato-grossense”,
destacou o deputado.
Como médico, José Yábar trabalhou por 24 anos no serviço público, atendendo em hospitais, postos de saúde e por 18 anos na zona rural. Foi o primeiro médico a atender no Assentamento Antônio Conselheiro, além das comunidades Gleba Triângulo e São Jorge.
Colaborou com município de Barra do Bugres, atendendo na zona rural da Agrovila 29 e no distrito de Jatobá. Além disso, a convite da comunidade indígena da Aldeia Formoso, prestou seus serviços a essa comunidade por dois anos.
Pioneiro, inovou a área médica abrindo a primeira Clínica Médica de Acupuntura em Tangará da Serra, onde atua nos dias atuais após ter se aposentado do serviço público, fato que ocorreu neste ano.
Dentro do seu círculo familiar orgulha-se de ter contribuído para a formação em medicina dos dois filhos mais velhos, Danilo e Claudia, e do caçula, Daniel, que além de ter se formado em direito está prestes se tornar médico também.
Já o terceiro filho, Piero, descobriu uma paixão pela culinária e abriu o primeiro restaurante de comida peruana do estado, o Restaurante Don José, em Tangará da Serra, sonho este que sempre esteve presente nos pensamentos do médico desde sua chegada ao Brasil, e graças ao seu esforço e dedicação tornou-se possível de ser materializado por meio desse filho.
“O Senhor Yábar é um exemplo de pessoa de coragem, que arriscou deixar sua terra natal e acabou descobrindo, no seio do Brasil, um povo acolhedor, carinhoso e mais que uma terra cheia de oportunidades, uma nova pátria, a qual tem o prazer de honrar. Tanto é que hoje, já naturalizado brasileiro, orgulha-se em dizer que é penta campeão do mundo”,
finaliza o deputado.
História de vida
José Antonio Yábar Sánchez, 67 anos, nasceu em Cusco, no Peru. Em 1989 emigrou para o Brasil com a família, escolhendo a cidade de São Paulo como seu primeiro destino, onde permaneceu por dois anos atuando como colaborador no serviço de Patologia Clínica, no Hospital das Clínicas.
Mudou-se então para o Paraná, onde trabalhou como clínico geral em Campo Mourão, Luisiana e Roncador, e também foi o primeiro médico do recém-formado município de Mato Rico.
Durante esse período formou-se na primeira turma de médicos acupunturistas do país, e posteriormente fundou, junto de outros colegas, o Colégio Médico de Acupuntura do Brasil.
Já em 1997, por referência de amigos, mudou-se para o Mato Grosso, e dentre dúvidas e incertezas, quando chegou teve a grata surpresa de encontrar um estado cheio de oportunidades e decidiu então aqui criar suas raízes.
Acolhido pela cidade de Tangará da Serra, tornou-se parte da comunidade da sua nova cidade, tendo sido honrado com a Presidência do Rotary Club de Tangará da Serra, inclusive recebendo a medalha “Paul Harris”, pelo mérito de seu trabalho, e integrou também a Loja Maçônica Estrela Tangará nº 11.