12 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022, 10:43 - A | A

Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022, 10h:43 - A | A

EM PROF DELAS

Mais de 100 mulheres são beneficiadas em mutirão do Outubro Rosa realizado na Praça Sarita Baracat

redação

O Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero, tomou conta da Praça Sarita Baracat, no Centro de Várzea Grande, na tarde de terça-feira (25). Em uma parceria da Prefeitura de Várzea Grande – por meio do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) e Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social – com o MTMamma, foram levados serviços que beneficiaram cerca de 100 mulheres que passaram pelo local.

Ao todo, foram realizados 241 procedimentos, como coletas de CCO, testes rápidos de Hepatites B e C e sífilis, aferições de pressão e glicemia e encaminhamentos para mamografia. Além disso, foram feitas orientações de saúde e distribuição de materiais educativos, explicando sobre a importância do autoexame e da prevenção. Quando diagnosticado logo no início, o câncer de mama tem cerca de 95% de chances de cura.

Uma das atendidas foi Expedita Benício, 69, que estava fazendo compras no centro da cidade, viu o movimento na praça e resolveu aproveitar a oportunidade. “Eu vim atrás da mamografia e consegui o encaminhamento. Também fiz a coleta de CCO. Todo ano, quando dá, eu faço. Eu tenho medo dessa doença. Já tive parentes que tiveram câncer”, disse, aproveitando para elogiar a iniciativa. “O atendimento foi muito bom!”.

Matilde Souza, 53 anos, moradora do bairro Jardim Glória, conta que ficou sabendo do evento pela irmã e resolveu ir em busca de um encaminhamento para fazer mamografia. “Eu tive um nódulo que eu já tirei e melhorei, mas tem que estar sempre fazendo novos exames”.

Para Maria Aparecida Francisco Ferreira, moradora do Parque do Lago, a importância da campanha está na conscientização das mulheres. “Conheço a campanha e faço sempre os exames. Eu acho fundamental porque muitas pessoas não têm acesso à informação”, comenta.

Após ver a divulgação nas redes sociais, Ana Paula Queiroz, 20 anos, moradora do Nova Esperança, convidou várias amigas e, juntas, foram cuidar da saúde. Ela fez os testes rápidos e a coleta de CCO no mutirão. “Quando a gente descobre rápido, há mais facilidade de tratamento. É bom fazer os exames, a gente se tratar e esse movimento está ajudando nisso porque eu já estava há algum tempo tentando”, afirma.

A primeira-dama e coordenadora do GAAT, promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, destaca que o Outubro Rosa é o momento do ano para intensificar a disseminação de informações que ajudem a mulher a se prevenir e ressalta a importância de firmar parcerias com esse intuito. “Desde o ano passado, nós iniciamos uma parceria muito proveitosa com o MTMamma, que é uma instituição que goza de muita credibilidade, que trabalha como nenhuma outra nessa área de assistência à mulher paciente com câncer de mama. Não tinha como nós não abraçarmos essa causa e firmamos essa parceria, somando esforços para levar informação à mulher várzea-grandense”.

Josy Carvalho, presidente do MTMamma, elogiou a iniciativa da primeira-dama em facilitar o acesso à saúde às mulheres, levando toda a estrutura para o centro da cidade. “É maravilhoso! Uma conquista gigantesca que nós temos visto, principalmente depois de dois anos de pandemia, quando as pessoas tiveram acesso a exames, ao médico. Ficamos dois anos muito parados, então, hoje a população precisa desse apoio e é importantíssimo! Ela está de parabéns por abrir esse espaço, dar esse apoio e chamar a comunidade”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, reforçou que ao longo de todo o ano, as ações voltadas para o tratamento do câncer são oferecidas nas unidades de saúde do município, mas que o Outubro Rosa é o momento de fazer novas atividades. “Essa ação simboliza a descentralização e a oportunidade para que todas as mulheres tenham acesso à essa importante ação. É uma situação de saúde pública, que precisamos dar toda a atenção e mobilizamos toda a estrutura da Prefeitura”, enfatiza.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image