Presentes simples, mas que podem mudar a vida de um idoso e garantir um sorriso no rosto de quem não tem os familiares por perto. Uma camiseta, um perfume e até mesmo um lençol estão na lista de presentes dos idosos do Lar das Servas de Maria, em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá).
Áurea, de 71 anos, sonha com luvas decoradas para combinar com os vestidos, já Adalberto, de 75 anos, deseja chocolates para adoçar a vida. Iria, de 92 anos, pediu ao Papai Noel uma maleta com chave para guardar os objetos pessoais e Margarida, de 88 anos, pediu um lençol com estampa de animais.
Abrigo para idosos em Cáceres, o Lar das Servas de Maria funciona há 48 anos. Atualmente, são 35 abrigados, com idades entre 60 e 96 anos. Em comum eles têm a falta da família ou de alguém que possa cuidar deles na velhice.
A instituição não tem fins lucrativos e conta com a ajuda de voluntários e doadores para oferecer a alimentação e os cuidados para os idosos.
"Infelizmente estamos restringindo o contato com os idosos por causa da pandemia, antes fazíamos festa, mas esse ano não terá como. É uma data de muita expectativa, eles perguntam quando será, se vão ganhar presentes", explica o funcionário do lar, André Luiz Batista de Souza.
Além dos presentes, que incluem perfumes, relógios e óleo para cabelo, os idosos precisam de alimentos - especialmente chá mate, que é o preferido dos abrigados -, e também produtos de higiene como fraldas geriátricas (G e XG), desodorantes (preferência aerossol) e barbeadores descartáveis.
Informações sobre doações e como ajudar pelos telefones (65) 3223-3888 e (65) 99696-1458 (André Luiz).
Confira os desejos de Natal dos idosos