O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso homenageou integrantes da instituição e ex-combatentes do Batalhão Suez de Infantaria do Exército Brasileiro com a “Moeda e o Certificado Amigo do CSI”, na quinta-feira (12). Foram agraciados com a honraria os soldados Francisco Marques Godinho e Eden Sergio Parasiun, a procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente e os servidores do MPMT Katyuci Albuquerque Braga e Kembolle Amilcar de Oliveira.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A iniciativa compõe o projeto “Amigos do CSI”, que está contemplado no plano de ação do projeto estruturante Integração em Rede, do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 2024-2031 do MPMT. Conforme o coordenador do CSI, promotor de Justiça Mauro Zaque de Jesus, a homenagem é símbolo do reconhecimento e do respeito da instituição pela história construída por cada um, seja pelas ações em prol da nação ou pela atuação institucional.
“Esta homenagem é muito especial e me deixa muito emocionada. Quero agradecer a todo o apoio da equipe do CSI aos projetos desenvolvidos pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) da Execução Penal, que tem sido de grande relevância para a efetividade das nossas ações”, declarou Josane Guariente.
Para Francisco Godinho, a homenagem também é especial e o deixa muito emocionado por trazer recordações do período em que, juntamente com os seus companheiros, representou o Brasil em missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) como integrante do 10º contingente do Batalhão de Suez.
Já o homenageado Eden Parasiun apontou que, embora já tenham recebido muitas homenagens, essa é diferente pela forma carinhosa como a história está sendo contada e reconhecida. Emocionado, ele agradeceu ao coordenador do CSI.
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) é responsável pela gestão estratégica e tratamento de dados sensíveis, órgão de apoio para que o MPMT cumpra suas funções constitucionais e legais. Segundo Mauro Zaque, as homenagens terão continuidade em 2025.