16 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO
logo

CIDADES Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023, 10:41 - A | A

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023, 10h:41 - A | A

ALTERAÇÕES

Estudantes apontam inconsistência em prova do vestibular da Unemat

Gazeta Digital

Estudantes que realizaram as provas do vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reclamam de alteração na exigência da prova de redação do vestibular para o semestre 2024/1, realizado no último final de semana (4). Eles afirmam que os critérios ficaram vagos no edital, que o modelo de texto foi alterado de “texto dissertativo” para “carta aberta”, sendo que, inclusive, apenas em algumas salas teriam sido dadas orientações sobre o texto exigido.

 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 

Ao GD, um dos estudantes relatou que há 11 anos, tradicionalmente, é cobrado o “texto dissertativo” na redação do vestibular da Unemat, mas que neste ano isso foi alterado. Ele se queixou que as informações ficaram vagas no edital.

 

O item 11.3.3 diz: “na prova de Redação, o candidato deve atentar-se à coletânea de textos dada e ao enunciado proposto, produzindo um texto que atenda à tipologia solicitada”.

 

O que acabou sendo exigido dos estudantes foi um texto em “carta aberta”. Por causa da mudança, muitos candidatos foram pegos desprevenidos e, segundo o denunciante, a organizadora do vestibular, a Covest, teria enviado alguns representantes apenas em algumas salas, em algumas cidades, para explicar como o texto deveria ser feito.

 

O edital ainda diz que “a prova de Redação constituir-se-á de proposta de produção escrita a partir da reflexão sobre textos ou excertos sobre assuntos da atualidade” e que “a banca de correção da Prova de Redação analisará se o texto desenvolvido pelo candidato atende às proposições solicitadas e o grau de domínio demonstrado” em relação a 6 critérios de avaliação e 4 competências, sendo um deles a de “domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”. Também foi definido que o “texto que não atender à proposta de Redação” receberá nota zero.

 

Questionada pelo GD, a Unemat ainda não confirmou ou rebateu as acusações feitas, mas disse que deve se manifestar sobre o caso.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Tangará Online (tangaraonline.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Tangará Online (tangaraonline.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image