Peças de artesanato com inspirações ancestrais, capazes de contar a história de comunidades espalhadas em Mato Grosso podem ser encontradas no Espaço do Artesanato do Sesc Arsenal, em Cuiabá, e no Sesc Rondonópolis.
Cerâmicas feitas pelas mãos de tribos indígenas, peças tecidas pelas redeiras de Limpo Grande, em Várzea Grande, violas de choco talhadas em madeira, o tradicional licor de pequi e compostas de furrundu estão entre o universo de produtos que podem ser encontrados.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Todos os itens comercializados têm vínculo com artesãos mato-grossenses, o objetivo da iniciativa é fomentar a economia que gira em torno do segmento, garantindo recursos aos pequenos empreendedores e permitindo que a arte local esteja acessível ao público que frequenta as unidades.
O diretor do Sesc-MT, Carlos Rissato, explica que os espaços são uma referência quanto aos produtos artesanais com extrato cultural. “O Sesc tem mais de 200 artesãos cadastrados e essa parceria garante que os produtos recebam a devida valorização como artigos que apontam os saberes e fazeres regionais”, diz Rissato.
Mês do Cliente
Neste mês de setembro, os espaços apresentam uma seleção especial para comemorar o Dia do Cliente, celebrado nesta quinta-feira (15). Os preços cabem em todos os bolsos e ainda é possível parcelar as compras no cartão de crédito. *O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.