A escritora radicada em Cuiabá Divanize Carbonieri está entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2020, o maior da literatura brasileira.
Até então, Divanize – que concorre na categoria Conto com o livro “Passagem Estreita” - estava entre as dez melhores. Mas nesta quinta-feira (5), a organização do prêmio divulgou os cinco finalistas. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de novembro.
Divanize concorre com os escritores Mário Medeiros (com “Gosto de Amora), Jarid Arraes (“Redemoinho em Dia Quente”), Verônica Stigger (“Sombrio Ermo Turvo”) e Carlos Bessa (“Urubus”).
“Passagem Estreita” foi publicado em 2019 pela editora regional Carlini & Caniato Editorial.
Com 19 contos, o livro de Divanize retrata a história de mulheres enfrentando problemas na vida, mas de um ponto de vista diferente. De acordo com a autora, a mulher ainda é retratada em função dos papeis familiares ou amorosos envolvendo um homem.
“Queria explorar outra faceta das mulheres, que seria elas fora dessas relações. São as mulheres vistas como indivíduos mesmo e têm que lidar com essas situações difíceis em que estão sem o apoio masculino, por elas mesmas. Estou vendo as mulheres como seres independentes”, explicou Divanize em entrevista concedida no dia 23 de outubro.
Nascida no interior de São Paulo, Divanize sempre se interessou por literatura. Mas somente aos 45 anos é que publicouseu primeiro livro de poesias, o “Entraves”, em 2017. Depois disso, não parou mais.
No ano seguinte ela lançou "Grande Depósito de Bugigangas", "Passagem Estreita", em 2019, "A Ossatura do Rinoceronte", 2020, e "Furagem" também em 2020.